22/11/2021 - 09:00 - 18:00 PE21 - Epidemiologia das doenças transmissíveis - Dengue, Zika, chikungunya e outras arboviroses (TODOS OS DIAS) |
37436 - RELATO DE AÇÕES DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE COM ESCOLARES PARA O CONTROLE DO AEDES AEGYPTI SILVIA MARIA NEGREIROS BOMFIM SILVA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ, ROBERTA DUARTE MAIA BARAKAT - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ, KILVIA PAULA SOARES MACEDO - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ, ANDREA CAPRARA - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
Objetivos: Este estudo objetiva relatar a experiência de ações de vigilância em saúde no controle do vetor Aedes aegypti em ambiente escolar. Métodos: Estudo de intervenção comunitária, embasado nos pressupostos de uma pesquisa-ação. Para produção de dados aplicou-se um questionário semiestruturado, um minicurso sobre abordagem ecossistêmica em saúde agregado à técnica Photovoice, finalizado com grupos focais. Foi realizado em duas escolas municipais de Fortaleza com a participação total de 55 alunos. Os dados empíricos foram processados pelo software Iramuteq® e submetidos à análise de conteúdo de Minayo. Resultados: As ações de vigilância e controle, bem como as respostas às condições ambientais que afetam a reprodução e os ciclos de vida do vetor transmissor, impedem a sua proliferação. O estudo contribuiu no desenvolvimento de ações inovadoras educacionais, participativas, sustentáveis, comunicacionais e integrativas para atuar diretamente no cotidiano do ambiente escolar. Fomentou a vigilância ativa e promoção da saúde no controle do Aedes Aegypti. Conclusão: O controle do vetor depende da ampla participação de diversos grupos e comunidades envolvidos. Os alunos perceberam a necessidade de intensificar ações de promoção da saúde no cotidiano, além do protagonismo e a autonomia dos sujeitos para coletivamente compreenderem a saúde como resultantes das condições de vida num propósito de desenvolvimento social mais equitativo. Conclui-se que o incremento de atividades dirigidas à mudança comportamental dos alunos, concentrando-se em componentes educativos, resulta de múltiplos determinantes alinhados à articulação de ações fomentadoras de saber coletivo que estimulam a autonomia e emancipação para o cuidar de si e do entorno.
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