Pôster Eletrônico

22/11/2021 - 09:00 - 18:00
PE21 - Epidemiologia das doenças transmissíveis - Dengue, Zika, chikungunya e outras arboviroses (TODOS OS DIAS)

37567 - CONHECIMENTO SOBRE ZIKA DE MULHERES PARTICIPANTES DA COORTE ZIKA FORTALEZA
ADRIANO FERREIRA MARTINS - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA, UFC, CEARÁ, LÍVIA KARLA SALES DIAS - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA, UFC, CEARÁ, NAYANE CAVALCANTE FERREIRA - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA, UFC, CEARÁ, FRANCISCO MARTO LEAL PINHEIRO JÚNIOR - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA, UFC, CEARÁ, ITALO WESLEY OLIVEIRA DE AGUIAR - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA, UFC, CEARÁ, CARLOS ERASMO SANHUEZA SANZANA - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA, UFC, CEARÁ, ANA ZAIRA DA SILVA - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA, UFC, CEARÁ, MAYARA PAZ ALBINO DOS SANTOS - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA, UFC, CEARÁ, MARIANA CAMPOS DA ROCHA FEITOSA - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA, UFC, CEARÁ, KELLY ALVES DE ALMEIDA FURTADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA, UFC, CEARÁ, FRANCISCO GUSTAVO SILVEIRA CORREIA - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA, UFC, CEARÁ, LIGIA REGINA FRANCO SANSIGOLO KERR - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA, UFC, CEARÁ, CARL KENDALL - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA, UFC, CEARÁ; ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA E MEDICINA TROPICAL DA TULANE UNIVERSITY, NEW ORLEANS, LOUISIANA, ESTADOS UNIDOS


Objetivo: Caracterizar o conhecimento sobre Zika em mulheres entre 15 e 39 anos participantes da Coorte Zika Fortaleza
Métodos: Estudo de coorte com 1.498 mulheres de 15 a 39 anos em Fortaleza/CE. As participantes foram selecionadas por conveniência. A aplicação do questionário online (via SurveyMonkey) deu-se por enfermeiros treinados em unidades de APS em Fortaleza. Realizou-se análise descritiva com as variáveis socioeconômicas e do conhecimento sobre Zika vírus, mosquito e microcefalia.
Resultados: A idade média das participantes é de 25,68 anos, 1054 (70,36%). Quanto ao conhecimento, 1086 (72,50%) referiram a forma de transmissão através do Mosquito. 1240(82,78%) sabem que a picada do mosquito da dengue pode transmitir a Zika e 1032(68,89%) que podem pegar Zika. Em relação a necessidade do mosquito a se reproduzir 1278(85,31%) referiram água Parada. Sobre os locais: Baldes/Bacias (91,79%), Pneu (96,9%) e Caixa D‘agua (95,13%),
Quanto as medidas de proteção mencionadas de forma espontânea foram a limpeza de quintais e jardins (50,07%) e o uso do Repelente (44,13%).
Sobre Microcefalia, 851 (56,81%) mulheres vinculam este agravo às crianças que nascem com a cabeça pequena. 714(47,66%) referiram que a doença é pior apenas para as mulheres gestante. 391 (26,10%) referiram que já tiveram Zika.
Conclusões: Os resultados mostram fortemente um bom conhecimento, consequente da informação recebida, evidenciando um bom acesso dessas mulheres. Mesmo frente a isso, percebe-se a necessidade de compreender melhor como as mulheres apreendem tais informações e, dessa forma, fomentar informações com melhor alcance e que se consiga processos de mudança nas ações cotidianas.

Trabalhos Científicos

Veja as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS
Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS
Informações Importantes

Informe-se!
Veja as últimas notícias!

SAIBA MAIS