Pôster Eletrônico

22/11/2021 - 09:00 - 18:00
PE23 - Epidemiologia das doenças transmissíveis - Hanseníase, Leishmaniose e outras doenças negligenciadas (TODOS OS DIAS)

36859 - VIVÊNCIAS EM INQUÉRITO PARA VALIDAÇÃO DA ELIMINAÇÃO DO TRACOMA NO BRASIL
ADJOANE MAURÍCIO SILVA MACIEL - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE RUSSAS E PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA, FACULDADE DE MEDICINA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ, VIVIAN DA SILVA GOMES - SECRETARIA DE SAÚDE DO ESTADO DO CEARÁ E PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA, FACULDADE DE MEDICINA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ E DEPARTAMENTO DE SAÚDE COMUNITÁRIA, FACULDADE DE MEDICINA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ, LUÍS GUSTAVO ROCHA - FACULDADE DE MEDICINA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ, ANDERSON FUENTES FERREIRA - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA, FACULDADE DE MEDICINA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ E DEPARTAMENTO DE SAÚDE COMUNITÁRIA, FACULDADE DE MEDICINA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ, CELIA LANDMANN SZWARCWALD - FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ, RIO DE JANEIRO, BRASIL, ALBERTO NOVAES RAMOS JR. - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA, FACULDADE DE MEDICINA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ E DEPARTAMENTO DE SAÚDE COMUNITÁRIA, FACULDADE DE MEDICINA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ, ROBERTO DA JUSTA PIRES NETO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA, FACULDADE DE MEDICINA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ E DEPARTAMENTO DE SAÚDE COMUNITÁRIA, FACULDADE DE MEDICINA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ


Objetivo: Relatar vivências em atividades de campo no Inquérito Nacional para Validação da Eliminação do Tracoma como Problema de Saúde Pública no Brasil. Método: Trata-se de estudo descritivo sobre atuação de discente do Programa de Pós-graduação em Saúde Pública – UFC em pesquisa nacional de Prevalência de Tracoma conduzida pela Fiocruz e Ministério da Saúde em Unidade de Avaliação Ceará no período de 1 a 14 de agosto de 2019. Resultados: Realizadas 900 visitas domiciliárias em municípios de região endêmica para tracoma no Estado do Ceará, em diferentes contextos territoriais de vulnerabilidade. O rigoroso processo de coleta de dados sobre perfil sóciodemográfico, aninhada à sistemática avaliação ocular externa para detecção do tracoma demarcou a forte determinação social da doença ainda presente no século XXI. Para além dos aspectos técnico-operacionais e éticos, a vivência possibilitou reconhecimento da relevância da epidemiologia de campo e necessária integração com atenção à saúde. A interface entre ações de comunicação e educação em saúde, expressa a desafiadora negligência nestas populações, relativo desconhecimento sobre a doença e necessidade de integração de modo sustentável as ações de controle. Conclusão: A rica vivência dentro de um inquérito nacional de tracoma, principal causa de cegueira evitável no Brasil, trouxe olhar ainda mais ampliado sobre críticos desafios. A experiência em ações de vigilância e controle do tracoma no âmbito da formação acadêmica em contexto endêmico e vulnerabilidade no estado do Ceará, reiterou a necessidade de se focar o caráter intersetorial para transformação social em que as pesquisas têm um papel relevante.

Trabalhos Científicos

Veja as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS
Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS
Informações Importantes

Informe-se!
Veja as últimas notícias!

SAIBA MAIS