Pôster Eletrônico

22/11/2021 - 09:00 - 18:00
PE23 - Epidemiologia das doenças transmissíveis - Hanseníase, Leishmaniose e outras doenças negligenciadas (TODOS OS DIAS)

37974 - PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DA HANSENÍASE NA CAPITAL MAIS HIPERENDÊMICA DO BRASIL
FLÁVIA SANTOS MEDINA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE PALMAS, ALDAIR MARTINS BARASUOL - FESP – FUNDAÇÃO ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DE PALMAS, BRUNA RODRIGUES ALENCAR - FESP – FUNDAÇÃO ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DE PALMAS, THALLYNE ALVES SOBRAL - FESP – FUNDAÇÃO ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DE PALMAS, PEDRO PAULO DOS SANTOS OLIVEIRA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE PALMAS


Objetivo: Descrever o perfil epidemiológico da hanseníase na cidade de Palmas - TO. Métodos: Estudo descritivo, retrospectivo, com informações geradas da base de dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN). Foram incluídos todos os casos notificados para hanseníase no período de 2016-2020. Resultados: No período estudado, notificou-se 3.796 casos, sendo 3.113 casos novos, com taxa de detecção média de casos novos de 210,9/100.000 habitantes. Quanto aos aspectos sociodemográficos: 51% eram do sexo feminino, 75,57% com predominio da faixa etária entre 15 a 59 anos e 28,3% não tinham o ensino fundamental completo ou eram analfabetos . A maior parte dos casos teve seu modo de detecção por demanda espontânea (28,5%), seguido por exame de contatos (25,1%). Quanto aos dados clínicos: 85,2% com forma clínica dimorfa, 97,2% classificados como multibacilares, 32% apresentando 5 ou mais lesões cutâneas e 81,5% com dois ou mais nervos afetados. A maioria apresentou incapacidade física instalada no diagnóstico, 43,6% com grau 1 de incapacidade e 7,5% com grau 2. Receberam alta 63,4% e abandonaram o tratamento 8,1% dos casos. Conclusões: Observa-se que o município de Palmas se manteve hiperendêmico em todo o período estudado. Este fato pode ser explicado pela grande circulação da doença no município e pela capacidade de detecção precoce dos casos, resultado de investimentos em capacitação profissional da rede. É fundamental reforçar essas ações, para que seja possível a identificação de pessoas com hanseníase, redução das possíveis incapacidades e quebra da cadeia de transmissão da doença.

Trabalhos Científicos

Veja as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS
Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS
Informações Importantes

Informe-se!
Veja as últimas notícias!

SAIBA MAIS