22/11/2021 - 09:00 - 18:00 PE29 - Epidemiologia dos acidentes, violências e lesões físicas - Violência autoinflingida (TODOS OS DIAS) |
36075 - TENTATIVAS DE SUICÍDIO ATENDIDAS PELO CORPO DE BOMBEIROS DO ESTADO DE SÃO PAULO 2018-2020 TIAGO REGIS FRANCO DE ALMEIDA - ESCOLA SUPERIOR DE BOMBEIROS, UNIFESP, PEDRO GOMES ANDRADE - DIEST-IPEA, GABRIELA ARANTES WAGNER - UNIFESP
Objetivos: Caracterizar 6.589 ocorrências de tentativas de suicídio atendidas pelo Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo (CBPMESP), entre os anos de 2018 e 2020 visando a criação de indicadores para o atendimento aos tentantes e às vítimas.
Métodos: Os dados das ocorrências foram extraídos do Sistema de Dados Operacionais da Coordenadoria Operacional do CBPMESP. Utilizou-se como desfecho o resultado do atendimento da ocorrência pelo CBPMESP, classificado como “atendida”, “moderada/grave” e “óbito”. Realizou-se uma descrição a partir de variáveis independentes sociodemográficas e quanto à tentativa de suicídio. Foi utilizado o modelo de regressão logística para identificar fatores associados à probabilidade da vítima apresentar trauma moderado ou grave para cada ano (2018, 2019 e 2020).
Resultados: Verificou-se um aumento significativo das vítimas “atendidas” do ano 2018 (1574) para o ano 2020 (2046), bem como um aumento das vítimas “moderadas/graves” e o aumento dos “óbitos” nos respectivos anos. Houve maior prevalência de óbitos entre homens, com 60 anos ou mais, cujas tentativas ocorreram no período da manhã, prevalentemente por arma de fogo ou enforcamento. Cerca de 20,4% dos atendimentos utilizaram de uma a duas viaturas e os atendimentos demoraram, em média, 51,8 minutos. Ser do sexo feminino foi considerado protetor para ocorrência de traumas “moderados/graves” nos atendimentos.
Conclusões: Houve maior prevalência de vítimas atendidas pelo CBPMESP quando comparados aos óbitos. Entre estes casos, homens mais velhos são mais prevalentes e se utilizam de métodos mais violentos para o suicídio.
|