22/11/2021 - 09:00 - 18:00 PE29 - Epidemiologia dos acidentes, violências e lesões físicas - Violência autoinflingida (TODOS OS DIAS) |
37646 - PERFIL DOS CASOS DE LESÕES AUTOPROVOCADAS EM DUAS CIDADES BRASILEIRAS COM IDH ANTAGÔNICOS THAÍS FURTADO FERREIRA - UFMA, VALDILENE DE JESUS CAMPOS LEMOS - UFMA, ARLENE DE JESUS MENDES CALDAS - UFMA, TEREZA CRISTINA SILVA - IFMA, ANA PATRÍCIA BARROS CÂMARA - CEST, POLIANA SOARES DE OLIVEIRA - UFMA, FRANCELENA DE SOUSA SILVA - SEMUS, THAYNARA HELENA RIBEIRO E SILVA MEDEIROS - UFMA
Objetivo: Verificar o impacto do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) no perfil epidemiológico dos casos de lesões autoprovocadas ocorridas no Distrito Federal (DF) e Maranhão (MA).
Métodos: Trata-se de um estudo descritivo com abordagem quantitativa sobre o perfil dos casos de lesões autoprovocadas ocorridos no DF e MA durante o período de 2013-2017.Os dados foram coletados no período de Dezembro de 2019 a Janeiro de 2020 na plataforma online de dados do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde. Ressalta-se que não houve necessidade de apreciação por Comitê de Ética em Pesquisa assim como assinatura de Termo de Consentimento Livre e Esclarecido por se tratarem de dados secundários, públicos e sem identificação dos participantes. Foram analisadas as seguintes variáveis: sexo, idade, raça/cor, escolaridade, local de ocorrência, violência de repetição, material utilizado, uso de álcool, tipo de encaminhamento e evolução do caso.
Resultados: Foram notificados no período estudado 2.270 casos de lesões autoprovocadas, sendo 1.617 casos no DF e 653 no MA. Houve um crescimento na ocorrência de lesões autoprovocadas nas duas Unidades Federativas (UF) ao longo do tempo, com predomínio maior no DF. O presente estudo observou semelhanças entre os perfis epidemiológicos dos casos de lesões autoprovocadas nas UF para a maioria das variáveis estudadas.
Conclusão: Houve um crescimento na ocorrência de lesões autoprovocadas nas duas UF ao longo do tempo, com predomínio maior no DF e tais UF apresentaram um perfil epidemiológico semelhante apesar das diferenças entre seus IDH.
|