Pôster Eletrônico

22/11/2021 - 09:00 - 18:00
PE30 - Epidemiologia dos acidentes, violências e lesões físicas - Violências de trânsito (TODOS OS DIAS)

36070 - ACIDENTES FATAIS NO TRÂNSITO DE GOIÂNIA, NOS ANOS DE 2015 A 2019.
SANDRA CRISTINA GUIMARÃES BAHIA REIS - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE GOIÂNIA, MARY SIGNORELLI FARIA LIMA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE GOIÂNIA, SIRLENE GOMES DE OLIVEIRA BORGES - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE GOIÂNIA, MARTA MARIA ALVES DA SILVA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE GOIÂNIA, IONARA VIEIRA MOURA RABELO - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE GOIÂNIA, ADRIANA CRISPIM DE AZEVÊDO BRITO - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE GOIÂNIA, MARIA APARECIDA ALVES DA SILVA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE GOIÂNIA, RAILDA GONÇALVES MARTINS - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE GOIÂNIA, ARLEIDE MARIA DOS SANTOS - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE GOIÂNIA


Objetivos: apresentar os dados epidemiológicos do Programa Vida no Trânsito(PVT) de Goiânia , no período de 2015 a 2019.Métodos:Realizou-se uma análise descritiva realizada a partir do Linkage manual dos dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade, do Sistema de Notificação de Agravos de Notificação da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia(SMS), com os dados do Registro de Atendimento Integrado e dos Laudos Periciais da Secretaria de Segurança Pública do Estado de Goiás. Os códigos do Capítulo XX, Subgrupo V, alguns do T e X da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde, décima edição (CID- 10). Foram agregados também óbitos classificados como causa mal definidas (R99). Com a utilização do Painel de Especialistas de Gunter et al, 2008 (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2015) identificou-se os principais fatores e condutas de risco e sua respectiva relevância. Resultados: Nos anos de 2015 a 2019 foram vítimas fatais 939 indivíduos segundo os critérios do PVT. Os homens foram maioria em todos os anos. Os motociclistas, os mais prevalentes. A razão de mortalidade entre os sexos foi de de 5,7 em 2016 e 2,6 em 2019. Observou-se o aumento nos óbitos dos pedestres, principalmente idosos, e de usuários de ônibus. Identificou-se redução nos óbitos de usuários de veículo leve e nos veículos pesados. Conclusão: Focalizar ações para motociclistas que são as maiores vítimas nos anos analisados; Elaborar campanhas publicitárias voltadas para a conscientização da população sobre os fatores de risco dos ATT na capital.

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