Pôster Eletrônico

22/11/2021 - 09:00 - 18:00
PE31 - Epidemiologia dos acidentes, violências e lesões físicas - Violências interpessoais, comunitárias e familiares (TODOS OS DIAS)

32860 - VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA E DEPRESSÃO PÓS-PARTO: RESULTADOS DO ESTUDO “NASCER NO BRASIL”
TATIANA HENRIQUES LEITE - FIOCRUZ - ENSP, ANA PAULA ESTEVES PEREIRA - FIOCRUZ - ENSP, MARIA DO CARMO LEAL - FIOCRUZ - ENSP, ANTÔNIO AUGUSTO DE MOURA DA SILVA - UFMA


Objetivo: o principal objetivo dessa pesquisa é investigar a associação entre violência obstétrica (VO) e a depressão pós-parto. O objetivo secundário é identificar características associadas à ocorrência de VO. Métodos: foram utilizados dados do estudo “Nascer no Brasil”, um inquérito nacional sobre parto e nascimento realizado entre 2011 e 2012. A amostra é composta por 23.378 puérperas. Os dados foram coletados através de uma entrevista com a mulher após o parto e uma entrevista realizada por telefone. Foi utilizado modelos de equações estruturais por multigrupo (público X privado), considerando diferentes modelos teóricos para partos vaginais e cesariana. Exposição e desfecho compõem as variáveis latentes do modelo sendo compostas por 7 e 10 (EPDS) indicadores respectivamente. Resultados: os achados dessa pesquisa mostram que ter sofrido VO no parto se associou à depressão pós-parto no setor público e privado; e em partos vaginais e cesarianas. Na rede pública, a VO se mostrou associada com a hospitalização materna, a realização da manobra de kristeller, ser parda ou negra e não ter a via de parto desejada (somente em cesarianas). Na rede privada, tanto para partos vaginais como para cesarianas, não ter o parto desejado foi a única característica associada a ocorrência de violência obstétrica. Conclusão: violência obstétrica pode contribuir para o desenvolvimento de depressão pós-parto. A identificação de algumas características associadas ao maior relato de práticas abusivas pode colaborar para a prevenção do problema e fortalecimento de políticas públicas que favoreçam a boa qualidade do atendimento ao parto.

Trabalhos Científicos

Veja as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS
Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS
Informações Importantes

Informe-se!
Veja as últimas notícias!

SAIBA MAIS