22/11/2021 - 09:00 - 18:00 PE31 - Epidemiologia dos acidentes, violências e lesões físicas - Violências interpessoais, comunitárias e familiares (TODOS OS DIAS) |
33626 - CARACTERIZAÇÃO DA VIOLÊNCIA SEXUAL NO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL (2013 – 2017) MARIANA RIBEIRO MARQUES - HU/ UFGD, JACQUELINE DOS SANTOS - HU/UFGD
Resumo: A violência sexual é um importante problema de saúde pública que atingem mulheres em todo o mundo.
Objetivos: Caracterizar os casos de violência sexual notificados no estado de Mato Grosso do Sul, no período de 2013 a 2017, a fim de descrever as agressões, as vítimas e os prováveis agressores.
Métodos: para estudo descritivo, quantitativo e retrospectivo, que avaliou as características sociodemográficas da vítima, as características da agressão e do provável agressor, das violências sexuais notificadas no estado do Mato Grosso do Sul, no período de 2013 a 2017. Os dados foram coletados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação – SINAN. As variáveis analisadas abrangeram: em relação à vítima (sexo, idade, cor da pele, estado civil, escolaridade); em relação ao provável agressor (sexo, número de envolvidos, relação com a pessoa atendida, suspeita de uso de álcool); em relação ao evento (data, hora, local e município de ocorrência, tipo de violência sexual e se ocorreu penetração).
Resultados: no período analisado foram notificados 2.393 casos de violência sexual. Os grupos populacionais mais vulneráveis são o sexo feminino, raça indígena e solteiro. Os prováveis agressores são do sexo masculino, cometeram o delito sozinhos e conheciam a vítima. A maioria das agressões ocorreram na residência, entre segunda-feira e quinta-feira e no período noturno.
Conclusões: apesar dos esforços e avanços ainda há muito o que melhorar para que esse fenômeno deixe de ser um grave problema de saúde pública.
|