Pôster Eletrônico

22/11/2021 - 09:00 - 18:00
PE31 - Epidemiologia dos acidentes, violências e lesões físicas - Violências interpessoais, comunitárias e familiares (TODOS OS DIAS)

34054 - VIOLÊNCIA FAMILIAR E ESTADO NUTRICIONAL DOS ADOLESCENTES: REVISÃO SISTEMÁTICA
EMANUELE SOUZA MARQUES - DEPARTAMENTO DE EPIDEMIOLOGIA, INSTITUTO DE MEDICINA SOCIAL, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, ELIANE DE PAULA MENDONÇA - INSTITUTO NACIONAL DO CÂNCER, MARCELLE DE PAULA FIGUEIRA - INSTITUTO DE NUTRIÇÃO, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, MARIA HELENA HASSELMANN - INSTITUTO DE NUTRIÇÃO, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, CATARINA MACHADO AZEREDO - FACULDADE DE MEDICINA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA


OBJETIVO: Analisar e sintetizar a literatura revisada por pares publicada em revistas científicas relacionadas com a temática violência contra crianças e adolescentes (violência familiar direta) e/ou a exposição de violência entre parceiros íntimos (violência familiar indireta) e o estado nutricional em adolescentes. MÉTODOS: Foram pesquisadas sete bases de dados eletrônicas (Medline, Lilacs, Embase, PsycInfo, Google Scholar, WHOLIS e Open Gray). Não houve delimitação do período de publicação. Foram incluídos artigos publicados em inglês, português ou espanhol. A seleção, extração de dados e análise de qualidade foram realizadas por três revisores, de forma independente. RESULTADOS: Das 1.379 referências encontradas nas bases de dados, 13 foram incluídas após a aplicação dos critérios de inclusão e elegibilidade. Todos os estudos incluídos foram publicados entre 2007 e 2018. Quase todos os estudos foram desenvolvidos em países de alta renda. O tamanho amostral variou entre 147 e 105.759 indivíduos. Doze estudos tiveram como exposição de interesse sobre a violência familiar direta e apenas três deles a indireta. A literatura é controversa em relação à associação entre a vitimização da violência familiar direta e indireta e o estado nutricional inadequado em adolescentes. Os resultados diferiram entre os diferentes desenhos do estudo (longitudinal x transversal), tamanho da amostra, instrumentos de mensuração da exposição utilizados, contextos sociais e culturais. CONCLUSÃO: Analisando a literatura existente até agora, consideramos que não há evidências suficientes para afirmar a existência ou ausência desta associação. Estudos futuros enfocando esta temática são importantes para melhor explorar estas relações.

Trabalhos Científicos

Veja as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS
Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS
Informações Importantes

Informe-se!
Veja as últimas notícias!

SAIBA MAIS