22/11/2021 - 09:00 - 18:00 PE31 - Epidemiologia dos acidentes, violências e lesões físicas - Violências interpessoais, comunitárias e familiares (TODOS OS DIAS) |
34076 - EXPOSIÇÃO À VIOLÊNCIA NO ESPAÇO ESCOLAR ENTRE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO – TERESINA-PIAUÍ MÁRCIO DÊNIS MEDEIROS MASCARENHAS - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ - UFPI, GABRIELA RODRIGUES TOMAZ - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ - UFPI, GABRIEL MEDINA SOBREIRA DE MENESES - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ - UFPI, MALVINA THAÍS PACHECO RODRIGUES - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ - UFPI
Objetivos: Identificar a prevalência de episódios de exposição à violência no espaço escolar entre professores do ensino médio e identificar fatores associados. Métodos: Trata-se de um estudo transversal, do tipo inquérito de base institucional, com amostra de conveniência incluindo docentes da rede de ensino médio público e particular de Teresina-PI, entrevistados por meio de formulário autoaplicável no local de trabalho. As análises foram realizadas no programa SPSS, por meio de estatística descritiva e estimativas da razão de prevalência (RP), com intervalo de confiança de 95% (IC95%). O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa. Resultados: Foram entrevistados 279 professores, dos quais 54,8% referiram ter vivenciado algum tipo de violência escolar nos últimos 12 meses. Também relataram insultos verbais (39,4%), pressão para favorecer aluno (26,9%), assédio sexual (15,4%), intimidação por aluno portando arma (2,2%) e violência física (1,4%). Observou-se associação positiva entre violência no ambiente escolar e a localidade da escola (RP=1,47; IC95% 1,11;1,94). A ocorrência de insultos verbais teve associação positiva com administração escolar pública (RP =1,45; IC95% 1,07;1,96). Quanto à vivência de assédio sexual praticado por alunos, o risco foi 138% maior em homens em relação às mulheres. Conclusões: A maioria dos professores entrevistados relatou ter vivenciado algum tipo de violência no ambiente escolar nos últimos 12 meses. Muitos referem também ter recebido insultos verbais de alunos, assédio sexual ou experienciado pressão para favorecer alunos. A localização e administração da escola pública foram outros fatores associados ao autorrelato de violência por professores.
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