22/11/2021 - 09:00 - 18:00 PE31 - Epidemiologia dos acidentes, violências e lesões físicas - Violências interpessoais, comunitárias e familiares (TODOS OS DIAS) |
34108 - CENÁRIOS FAVORÁVEIS AOS CENTROS DE REFERÊNCIA DE ATENDIMENTO À MULHER EM MINAS GERAIS ISABELLA VITRAL PINTO - INSTITUTO RENÉ RACHOU - FIOCRUZ MINAS, ANA PEREIRA DOS SANTOS - INSTITUTO RENÉ RACHOU - FIOCRUZ MINAS, PAULA DIAS BEVILACQUA - INSTITUTO RENÉ RACHOU - FIOCRUZ MINAS
Objetivo: Identificar fatores associados à presença de Centros de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM) em municípios mineiros.
Métodos: Estudo ecológico com dados da Pesquisa de Informações Básicas Municipais (MUNIC) de 2018, conduzida pelo IBGE. Selecionaram-se os 853 municípios de Minas Gerais e questões referentes às políticas para mulheres. Procedeu-se à análise de regressão logística da variável dependente “CRAM” com as variáveis independentes (ausência ou presença): Organismo de Política para as mulheres (OPM), Conselho de Direitos das Mulheres, Abrigos, Órgãos do Sistema de Justiça, Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, Serviço Especializado de Atendimento à Violência Sexual (SEAVS), Patrulha Maria da Penha, Serviço de Responsabilização do Agressor, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e população feminina.
Resultados: Em Minas Gerais, 32 municípios (3,8%) contavam com CRAM em 2018. Dentre eles, 65,6% possuíam população feminina menor que 50.000 habitantes e se concentravam nas regiões Central (28,1%) e Sul (21,9%). Na análise multivariada, os municípios com OPM, SEAVS e CREAS apresentaram maior chance (OR=4,8, OR=9,2 e OR=27,6, respectivamente) de ter CRAM, ao nível de significância de 0,05.
Conclusões: Os CRAM são equipamentos essenciais ao enfrentamento da violência contra as mulheres. Sua presença esteve associada à existência de OPM e aos serviços especializados da saúde e da assistência social, o que revela trajetória crescente na interiorização dessas políticas. Considera-se que este cenário de trabalho intersetorial foi favorável à constituição de CRAM e à articulação em rede para o enfrentamento da violência contra as mulheres.
|