22/11/2021 - 09:00 - 18:00 PE31 - Epidemiologia dos acidentes, violências e lesões físicas - Violências interpessoais, comunitárias e familiares (TODOS OS DIAS) |
35954 - VIOLÊNCIA COMUNITÁRIA E TRANSTORNOS MENTAIS EM ADOLESCENTES E JOVENS: REVISÃO SISTEMÁTICA CLAUDIA REIS MILIAUSKAS - INSTITUTO DE MEDICINA SOCIAL/ UERJ. FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS / UERJ., DANIELA PORTO FAUS - INSTITUTO DE MEDICINA SOCIAL/ UERJ. MATERNIDADE ESCOLA/ UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO, JOÃO GABRIEL REGA DO NASCIMENTO VALLAPERDE - INSTITUTO DE MEDICINA SOCIAL/ UERJ., VALÉRIA LIMA DA CRUZ - INSTITUTO DE MEDICINA SOCIAL/ UERJ., WASHINGTON JUNGER - INSTITUTO DE MEDICINA SOCIAL/ UERJ., CLAUDIA DE SOUZA LOPES - INSTITUTO DE MEDICINA SOCIAL/ UERJ.
Objetivos: avaliar o impacto da violência comunitária (VC) nos transtornos mentais internalizantes (TMI) em adolescentes, investigar se a proximidade com a violência (vítima x testemunho) está associada a diferentes riscos para saúde mental e avaliar se gênero, idade e raça são modificadores de efeito desta relação. Métodos: revisão sistemática de estudos observacionais. População incluiu adolescentes e jovens de 10 a 24 anos, exposição foi a VC, e os desfechos os TMI, que incluem quadros de depressão, ansiedade, transtorno de estresse pós-traumático e sintomas internalizantes. A busca foi realizada em seis bases (Medline via Pubmed, LILACS, Scopus, Web of Science, Psycoinfo e Embase). A seleção, extração e avaliação de qualidade se deu de forma independente por duplas de pesquisadoras. Resultados: 2987 trabalhos foram identificados inicialmente, após seleção e extração permaneceram 42 estudos. A maior exposição à VC foi associada à maior risco de TMI. Ser testemunha é menos danoso à saúde mental do que ser vítima. Raça e idade não apareceram como modificadores de efeito, porém entre as meninas a associação entre VC e TMI foi maior. Conclusão: esta revisão confirma a hipótese de associação de VC e TMI, identifica maior risco para vítimas em relação a testemunhos, assim como para meninas em relação a meninos.
|