22/11/2021 - 09:00 - 18:00 PE31 - Epidemiologia dos acidentes, violências e lesões físicas - Violências interpessoais, comunitárias e familiares (TODOS OS DIAS) |
37853 - “VIDAS PERDIDAS”: MORTALIDADE POR CAUSAS EXTERNAS EM FAVELA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO. CAROLINA BORGES DE ARAUJO - INSTITUTO DE ESTUDOS EM SAÚDE COLETIVA/UFRJ, LARISSA NUNES MOREIRA REIS - INSTITUTO DE ESTUDOS EM SAÚDE COLETIVA/UFRJ, NATHALY PEREIRA DUTRA GONÇALVES - SERVIÇO DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE DA XXIV RA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO, FERNANDA MORENA DOS SANTOS BARBEIRO VIEIRA - COORDENAÇÃO DE ANÁLISE SITUAÇÃO DE SAÚDE – SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO, CLAUDIA JANAINA FERREIRA GOMES - DIVISÃO DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE AP 4.0 - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO
Objetivo: analisar óbitos por causas externas entre 2010 e 2019, na Cidade de Deus, Zona Oeste do Rio de Janeiro.
Métodos: estudo descritivo de série temporal, de base populacional, utilizando dados públicos disponíveis para tabulação. Foram calculadas: mortalidade proporcional por causas, Taxa de Mortalidade por Causas Externas e distribuição dos óbitos por variáveis sociodemográficas.
Resultados: óbitos por causas externas de morbidade e mortalidade figuraram entre as cinco principais causas de óbito. A Taxa de Mortalidade por Causa Externa apresentou tendência de crescimento a partir de 2014. Os óbitos foram mais frequentes entre indivíduos do sexo masculino, cor parda, idade de 20 a 59 anos e de baixa escolaridade.
Conclusão: A prevenção da mortalidade por causas externas na Cidade de Deus é questão de indiscutível urgência, visto que estamos diante de uma realidade social complexa. Identifica-se como absolutamente necessário o investimento em discussões intersetoriais a respeito das demandas e necessidades locais.
|