22/11/2021 - 09:00 - 18:00 PE33 - Epidemiologia em subgrupos populacionais específicos - Saúde da população de rua (TODOS OS DIAS) |
33411 - ACESSO À SAÚDE E PERCEPÇÃO SOBRE O CONSULTÓRIO NA RUA ENTRE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA ANANDA CARVALHO MARTINS - UFJF-GV, GISLAINE CRISTINA MORAES DE OLIVEIRA - UFJF-GV, BÁRBARA DE CÁSSIA VILELA - UFJF-GV, LÉLIA CÁPUA NUNES - UFJF-GV, EULILIAN DIAS DE FREITAS - UFJF-GV
Objetivo: Descrever características sociodemográficas e a percepção da população em situação de rua sobre acesso a serviços de saúde e atuação do Consultório na Rua (CnR) em Governador Valadares-MG.
Métodos: Estudo transversal realizado a partir da entrevista de pessoas em situação de rua por meio da aplicação de questionário estruturado.
Resultados: A maioria dos 85 entrevistados era do sexo masculino (75,3%) e não concluiu o primeiro grau (66,7%). A idade média foi de 43 anos (19-73). Os serviços de saúde mais citados para busca de atendimento foram: Hospital Municipal (40,5%), CnR (30,4%) e UBS (20,3%). Serviços de assistência social, como CREAS-POP (19,0%), também foram citados. A falta de atendimento quando procuraram a rede municipal de saúde em algum momento foi referida por 29,8% dos entrevistados. Dentre as pessoas que informaram já terem sido atendidas pela equipe do CnR (71,1%), 75,8% avaliaram a quantidade de atendimento como suficiente e 88,5% avaliaram que a equipe atende bem suas necessidades de saúde. Além disso, 88,0% consideraram que as atividades da equipe melhoraram sua saúde.
Conclusões: O vínculo das pessoas em situação de rua com o sistema de saúde municipal ocorre principalmente a partir do CnR, que cumpre o papel de porta de entrada. Porém, grande parcela dessa população recorre à alta complexidade e à atenção básica quando necessita de atendimento. Observa-se a importância da rede de atenção à saúde e de assistência social. Apesar da existência do CnR, as pessoas em situação de rua ainda são carentes de serviços especializados e cuidado integrado.
|