Pôster Eletrônico

22/11/2021 - 09:00 - 18:00
PE38 - Epidemiologia em subgrupos populacionais específicos - Saúde de outros subgrupos populacionais (TODOS OS DIAS)

33349 - LOCAL DE MORADIA E MARCADORES DA ALIMENTAÇÃO ENTRE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS
JÉSSICA ALMEIDA LEITE - UFMT, EMILLY DELLA PASQUA ESPINDOLA - UFMT, ANA PAULA MURARO - UFMT, LÍDIA PITALUGA PEREIRA - UFMT, MÁRCIA GONÇALVES FERREIRA - UFMT, PAULO ROGÉRIO MELO RODRIGUES - UFMT


Objetivo: Analisar a associação do local de moradia com marcadores de alimentação e consumo diário das principais refeições entre estudantes universitários.
Métodos: Estudo transversal com estudantes de uma universidade federal na região Centro-Oeste (N=1113), ingressantes no primeiro semestre de 2016 e 2017. O local de moradia foi obtido com a pergunta “Com quem você mora no momento atual?”, tendo como opções de resposta Sozinho, Com pais/parentes e Repúblicas/outros. Os marcadores de alimentação utilizados foram: mate/refrigerante, frutas, legumes/verduras, fast-foods e lanches comprados na universidade, classificados na frequência de <1x/semana e ≥1x/semana. Quanto refeições (desjejum, almoço e jantar) foram questionados sobre consumir Diariamente ou Omitir. Utilizou-se o teste de qui-quadrado para as análises estatísticas.
Resultados: Dos universitários avaliados, 70,9% residiam com pais/parentes. Os marcadores de alimentação saudável como frutas e verduras/legumes foram consumidos ≥1x/semana por 80,9% e 58% dos universitários, respectivamente. Já os marcadores de alimentação não saudável como mate/refrigerante (61,6%) e lanches comprados na universidade (51,9%) foram consumidos por ≥1x/semana pelos estudantes. Quanto as principais refeições, 47,9% dos estudantes realizavam o desjejum, 85,5% almoçavam e 61,1% jantavam, diariamente. Residir com pais/parentes associou-se com o consumo diário do almoço (p=0,03), jantar (p=0,04) e de mate/refrigerante ≥1x/semana (p=0,01) e morar sozinho associou-se a maior frequência de compra de lanches na universidade (p=0,02).
Conclusão: A composição do domicílio do estudante foi associada a marcadores da alimentação e consumo de refeições. Assim, verifica-se que o ambiente no qual o indivíduo está inserido pode influenciar seus hábitos alimentares, podendo repercutir em seu estado de saúde.

Trabalhos Científicos

Veja as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS
Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS
Informações Importantes

Informe-se!
Veja as últimas notícias!

SAIBA MAIS