Pôster Eletrônico

22/11/2021 - 09:00 - 18:00
PE40 - Epidemiologia nutricional (TODOS OS DIAS)

32583 - FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS USADAS NA AVALIAÇÃO DIETÉTICA DE CRIANÇAS: UMA REVISÃO DE ESCOPO
JONAS DE SOUZA MATA - FNEJF/UFF, JADE VELOSO FREITAS - IMS/UERJ, GABRIELA DOS SANTOS INTERLENGHI - IMS/UERJ, DANIELE MASTERSON TAVARES PEREIRA FERREIRA - ICICT/FIOCRUZ, SANDRA PATRICIA CRISPIM - UFPR, MARINA CAMPO ARAUJO - ENSP/FIOCRUZ, . - .


Objetivos: Identificar e caracterizar as ferramentas tecnológicas nacionais e internacionais utilizadas na avaliação dietética de crianças entre 0 e 10 anos de idade. Métodos: A revisão de escopo foi conduzida de acordo com o Joanna Briggs Institute Reviewer Manual. A busca bibliográfica foi realizada em agosto de 2019 em 5 bases de dados e em referências de artigos selecionados, usando palavras-chave relacionadas a crianças, avaliação do consumo alimentar e tecnologia. Após avaliação de títulos e resumos, selecionaram-se artigos para leitura de texto completo e ponderação dos critérios de elegibilidade. Incluíram-se estudos que utilizaram e/ou validaram a ferramenta tecnológica para avaliação da ingestão alimentar de crianças (0-10 anos). Excluíram-se estudos que utilizaram a tecnologia somente para a análise de dados, educação alimentar e promoção de hábitos alimentares saudáveis; revisões, protocolos e editoriais e; trabalhos que utilizaram tais ferramentas para avaliação exclusiva de amamentação. Resultados: Dos 8.844 estudos selecionados, foram excluídos 37 duplicados, sendo avaliado título e resumo de 8.807 e destes, 253 foram elegíveis para leitura na íntegra. Ao final, 80 estudos foram incluídos, sendo identificadas 45 tecnologias de avaliação dietética de crianças. Aproximadamente 42% utilizaram o método de recordatório de 24 horas para avaliar o consumo alimentar e, 31% se referiam a tecnologias baseadas em softwares e 24% eram tecnologias baseadas na web. Somente 4% dessas tecnologias eram brasileiras, enquanto 38% eram europeias e 36% norte-americanas. 58% das tecnologias realizaram estudos de validação. Conclusão: Observou-se uma quantidade limitada de tecnologias brasileiras aplicadas à avaliação dietética na infância.

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