22/11/2021 - 09:00 - 18:00 PE40 - Epidemiologia nutricional (TODOS OS DIAS) |
32791 - AUTOAVALIAÇÃO DA ALIMENTAÇÃO E FREQUÊNCIA DE CONSUMO ALIMENTAR DE ADOLESCENTES NATÁLIA CARDOSO DA SILVA - UFRJ, ALINE APARECIDA DA SILVA - UFRJ, ANA LÚCIA VIÉGAS RÊGO - UFRJ, MARIANA LUIZ MARQUES - UFRJ, MICHELE RIBEIRO SGAMBATO - UERJ, ROSANGELA ALVES PEREIRA - UFRJ, ROSELY SICHIERY - UERJ, DIANA BARBOSA CUNHA - UERJ, EDNA MASSAE YOKOO - UFF
Objetivo: Analisar a associação entre autoavaliação da alimentação e consumo de itens alimentares específicos.
Métodos: Análise transversal da linha de base do estudo Pais, Alunos, Agentes Comunitários de Saúde e Professores pela Alimentação Saudável (PAAPPAS-DC-2016) que incluiu 2462 adolescentes (10-17 anos) estudantes de escolas municipais de Duque de Caxias-RJ. Os dados foram obtidos utilizando questionários autopreenchidos. A autoavaliação da alimentação foi classificada em “excelente/muito boa”, “boa” e “ruim/muito ruim”. A frequência de consumo foi categorizada em “esporádico” (<1vez/semana); “intermediário” (1-4vezes/semana) e “regular” (>5vezes/semana) para carne, farofa, feijão, frutas, hortaliças, leite, pão, pão de queijo, peixe, produtos à base de cereais, pizza, refrigerante, batata frita, biscoito recheado, embutidos, sanduíche e suco da fruta. O teste Qui-quadrado foi aplicado para verificar diferenças entre os grupos (p<0,05).
Resultados: O consumo regular foi mais frequente do que o consumo esporádico para hortaliças (p<0,01), suco de fruta (p=0,007) e carne (p=0,002) entre os adolescentes que autoavaliaram a alimentação como “excelente/muito boa”. Os que avaliaram a alimentação como “boa” apresentaram maior frequência de consumo esporádico do que regular de produtos à base cereais (p=0,04), batata frita (p=0,04), pão de queijo (p=0,03), biscoito recheado (p=0,02), pizza (p=0,005), embutidos (p=0,004) e sanduíche (p=0,003). Aqueles que avaliaram a alimentação como “ruim/muito ruim”, consumiam peixe e leite esporadicamente com mais frequência do que regularmente (p=0,03).
Conclusão: Observou-se concordância entre a autoavaliação da dieta e a alimentação saudável proposta pelo Guia Alimentar para a População Brasileira, indicando que possivelmente os adolescentes têm conhecimento sobre a qualidade da alimentação.
|