Pôster Eletrônico

22/11/2021 - 09:00 - 18:00
PE40 - Epidemiologia nutricional (TODOS OS DIAS)

32924 - MARCADORES DA ALIMENTAÇÃO SÃO INVERSAMENTE ASSOCIADOS COM CONSUMO DE BEBIDAS ADOÇADAS
MARIA ELIZA DE MATTOS TOBLER MASTRANGELO - UFRJ, MARINA CAMPOS ARAUJO - ENSP/FIOCRUZ, MARIA BEATRIZ TRINDADE DE CASTRO - UFRJ


Objetivo: Analisar o impacto do consumo de bebidas adoçadas (BA) nos marcadores da alimentação saudável (MAS) e não saudável (MANS) da população brasileira.
Métodos: O consumo dos MAS (leguminosas, vegetais e hortaliças, frutas e suas respectivas preparações; e ingestão de fibra dietética) e MANS (doces, bolos, biscoitos doces e salgados, petiscos, guloseimas, fast foods e ingestão de açúcar de adição) foi estratificado segundo os tercis do consumo de BA (sucos e refrescos, refrigerantes e bebidas lácteas com sabor). Foram analisados todos os indivíduos investigados no primeiro Inquérito Nacional de Alimentação 2008-2009 com dez anos de idade ou mais, que reportaram o consumo alimentar nos dois dias não consecutivos de registro alimentar (n=32.900). Modelos de regressão linear múltipla foram empregados para avaliar o impacto da redução do consumo (em 50%) de BA entre adolescentes, adultos e idosos sobre o consumo de MAS e MANS. As análises foram ajustadas pelas características sociodemográficas.
Resultados: Houve uma associação inversa entre o consumo de BA e MAS e uma associação direta entre o consumo de BA e açúcar de adição. As BA, em média, contribuíram com 8% do total de energia ingerida. A redução em metade do consumo médio de BA implicaria num acréscimo no consumo de MAS e uma redução de 6% e 2% da ingestão de energia total e açúcar de adição, respectivamente.
Conclusão: A redução do consumo de BA contribuiria para atingir a recomendação da OMS para à ingestão de energia proveniente do açúcar de adição.

Trabalhos Científicos

Veja as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS
Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS
Informações Importantes

Informe-se!
Veja as últimas notícias!

SAIBA MAIS