Pôster Eletrônico

22/11/2021 - 09:00 - 18:00
PE40 - Epidemiologia nutricional (TODOS OS DIAS)

33000 - DESERTOS E PÂNTANOS ALIMENTARES: UMA AVALIAÇÃO DE DIFERENTES CONCEITOS E MÉTODOS
OLIVIA SOUZA HONÓRIO - UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO, MARIANA ZOGBI JARDIM - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS, ARIENE SILVA DO CARMO - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS, PAULA MARTINS HORTA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS, LARISSA LOURES MENDES - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS


Objetivos: Avaliar os desertos e pântanos alimentares a partir de diferentes abordagens conceituais e metodológicas em uma metrópole brasileira.
Métodos: Estudo ecológico, realizado na cidade de Belo Horizonte. As unidades de análise foram os setores censitários e buffers traçados a partir do centroide dos setores censitários. Os dados utilizados no presente estudo são provenientes de bancos de dados governamentais. As variáveis de estudo foram a disponibilidade de estabelecimentos que comercializam alimentos e renda per capita. Os estabelecimentos que comercializam alimentos foram classificados de acordo com a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) e pela proposta de categorização dos estabelecimentos desenvolvida pela Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN). Foram aplicados e adaptados quatro métodos para avaliar desertos e pântanos alimentares. Foram realizadas análises descritivas com análise de frequência e análise espacial.
Resultados: As metodologias do CDC para a contagem no setor censitário e a da CAISAN foram as que identificaram maior percentual de desertos alimentares, sendo 39,1% e 37,7% respectivamente. Sendo que a metodologia da CAISAN foi a que mais identificou desertos em setores de menor renda. Em relação aos pântanos alimentares, as metodologias propostas pelo CDC no buffer (66,6%) e CAISAN (58,5%) foram as que mais identificaram setores como pântanos alimentares. Os pântanos alimentares são mais frequentes em setores de maior renda, exceto para na metodologia proposta por HAGER.
Conclusão: Com o estudo é possível concluir que existem desertos e pântanos alimentares na cidade, e que os pântanos alimentares são um fenômeno mais frequente.

Trabalhos Científicos

Veja as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS
Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS
Informações Importantes

Informe-se!
Veja as últimas notícias!

SAIBA MAIS