Pôster Eletrônico

22/11/2021 - 09:00 - 18:00
PE40 - Epidemiologia nutricional (TODOS OS DIAS)

33034 - RELAÇÃO ENTRE DIAGNÓSTICO ANTROPOMÉTRICO E AUTOIMAGEM CORPORAL DE ESCOLARES DA ZONA SUL DO
LÚCIA GOMES RODRIGUES - UNIRIO, LUCIANA DA CUNHA GODOY CAVALHEIRO FERREIRA - UNIRIO, TATIANA LOPES DO PINHO - UNIRIO


Objetivos: Determinar a relação entre percepção da imagem corporal e diagnóstico antropométrico de escolares da rede municipal de ensino da zona sul do Rio de Janeiro.

Métodos: Realizou-se um estudo descritivo transversal com escolares entre 6 e 17 anos matriculados em 6 escolas da rede municipal da zona sul do Rio de Janeiro. Após assinatura do TCLE e TALE foram coletados dados de peso, estatura (E) com cálculo do IMC/Idade e E/I, onde excesso de peso correspondia a z-score ≥+1 e baixa estatura ≤-2, pelo programa Anthroplus®. Os escolares foram arguidos quanto a auto percepção do seu peso corporal (normal, magro ou gordo) e estatura (normal, alto ou baixo). Foi realizada estatística descritiva e prevalência no SPSS® 20.0. O projeto foi aprovado pelo comitê de ética da prefeitura.

Resultados: Foram avaliados 1482 alunos com 10,3±2,7anos, IMC/I zscore=0,6±1,4 e E/I zscore=0,3±1,1. No diagnóstico antropométrico, 53% eram eutróficos, 38% excesso de peso e 9% baixo peso. Entretanto, houve divergência na auto percepção corporal, pois 57% se consideravam normais, 23% magros e 20% gordos. Quanto à estatura, apenas 2% apresentaram baixa estatura, porém 24% se identificaram como baixos.

Conclusões: Houve distorção entre o real diagnóstico antropométrico e a autopercepção do peso e estatura dos escolares, pois se identificaram mais baixos e mais magros. Estes dados sugerem a importância de se desenvolver esta temática em atividades de educação em saúde nessas escolas, o que já vem sendo desenvolvido.

Trabalhos Científicos

Veja as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS
Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS
Informações Importantes

Informe-se!
Veja as últimas notícias!

SAIBA MAIS