22/11/2021 - 09:00 - 18:00 PE40 - Epidemiologia nutricional (TODOS OS DIAS) |
33155 - CARACTERÍSTICAS DOS CONSUMIDORES DE ALIMENTOS FORA DE CASA NO BRASIL BRENNA VIRGINIA LIMA REBOUÇAS - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO E SAÚDE, THAIS MEIRELLES DE VASCONCELOS - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA, JESSICA BRITO CAVALCANTE - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO E SAÚDE, ILANA NOGUEIRA BEZERRA - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO E SAÚDE E UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA
Objetivo: Descrever as características dos consumidores de alimentos fora de casa no Brasil em 2017-2018. Metodologia: Utilizaram-se microdados da Pesquisa de Orçamento Familiar 2017-2018, conduzida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para estimar a frequência de aquisição de alimentos para consumo fora de casa, segundo regiões brasileiras, sexo e faixa etária (10-19, 20-59 e 60 anos ou mais). Para esta análise, excluiu-se os indivíduos abaixo de 10 anos de idade, totalizando uma amostra final de 154.070 indivíduos. As estimativas foram geradas considerando a complexidade do desenho e o peso amostral do inquérito, utilizando o comando survey do software SAS, versão 9.4. A diferença entre as frequências foi avaliada a partir da comparação dos respectivos intervalos de confiança de 95%. Resultados: No Brasil, 32,3% (IC95%:31,7-32,9) dos entrevistados reportaram adquirir alimentos para consumo fora do domicílio. Adultos apresentaram maior frequência de aquisição (36,8%; IC95%:36,1-37,5), seguido dos adolescentes (26,5%; IC95%:25,6-27,5) e idosos (21,9%; IC95%:21,1-22,9). Homens (33,5%; IC95%:32,8-34,2) apresentaram maior frequência do que mulheres (31,3%; IC95%:30,6-31,9). O Centro-Oeste foi a região que expressou maior frequência de aquisição (40,5%; IC95%:38,5-42,5) e o Norte, a menor (22,8%; IC95%:21,4-24,2). Conclusão: Cerca de um terço da população estudada reportou aquisição de alimentos para consumo fora de casa e, em especial, entre adultos, observou-se o maior percentual de compra desses alimentos.
|