22/11/2021 - 09:00 - 18:00 PE40 - Epidemiologia nutricional (TODOS OS DIAS) |
33180 - MUDANÇAS NO CONSUMO ALIMENTAR NA ADOLESCÊNCIA: ANÁLISE DE UM ESTUDO LONGITUDINAL MARIANA LUIZ MARQUES - UFRJ, NATÁLIA CARDOSO DA SILVA - UFRJ, IUNA ARRUDA ALVES - UFRJ, PAULO ROGÉRIO MELO RODRIGUES - UFMT, ANA LÚCIA VIÉGAS RÊGO - UFRJ, GLÓRIA VALÉRIA DA VEIGA - UFRJ, ROSANGELA ALVES PEREIRA - UFRJ
Objetivo: Avaliar a variação da contribuição percentual dos grupos alimentares na ingestão diária de energia em adolescentes acompanhados por 3 anos.
Métodos: Os dados foram obtidos no Estudo Longitudinal de Avaliação Nutricional de Adolescentes – ELANA (2010-2013), incluindo 810 estudantes (idade média: 12 anos [linha de base]; 15 anos [seguimento]) de escolas públicas e privadas selecionadas, da região Metropolitana do Rio de Janeiro. O consumo alimentar foi estimado por Questionário de Frequência Alimentar (QFA) qualitativo com 72 itens, os quais foram distribuídos em 16 grupos (Arroz; Bebidas com adição de açúcar; Feijões; Bolos, biscoitos, doces e sobremesas; Laticínios; Pães; Frutas; Carnes; Lanches salgados; Hortaliças; Refrigerantes; Carnes preservadas; Raízes, tubérculos e derivados; Massas; Preparações Mistas; e Pescados). Equações de estimativas generalizadas com modelos log-binomiais brutos e ajustados foram utilizadas para avaliar a variação na contribuição percentual para a ingestão diária de energia dos grupos de alimentos após três anos de seguimento, com ajuste das estimativas por sexo, idade, tipo de escola, condição de peso e qualidade do relato, estimada pela razão entre ingestão e gasto energético (PROC GENMOD, SAS; p-valor<0,05).
Resultados: Nas análises ajustadas, verificou-se aumento da contribuição percentual para a ingestão diária de energia do Arroz e Laticínios e redução para Lanches Salgados, Preparações Mistas (p<0,05) e Frutas e Refrigerantes (p<0,10).
Conclusão: Foram observadas mudanças discretas na contribuição dos grupos alimentares para a ingestão diária de energia ao longo de 3 anos de seguimento de adolescentes do ensino fundamental.
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