22/11/2021 - 09:00 - 18:00 PE40 - Epidemiologia nutricional (TODOS OS DIAS) |
33490 - CONSUMO DE FRUTAS E HORTALIÇAS EM MULHERES COM DIABETES GESTACIONAL DO ESTUDO LINDA-BRASIL MICHELE DREHMER - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EPIDEMIOLOGIA. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE SUL, LETÍCIA MACHADO DIAS - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EPIDEMIOLOGIA. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE SUL, JULIANA SILVANI - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EPIDEMIOLOGIA. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE SUL, MARIA INÊS SCHMIDT - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EPIDEMIOLOGIA. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE SUL
OBJETIVOS: Descrever o consumo recomendado de frutas e hortaliças na gestação e seis meses pós-parto, em mulheres com diabetes mellitus gestacional (DMG) e comparar com dados do VIGITEL 2018. MÉTODOS: Estudo descritivo utilizando dados da coorte Lifestyle Intervention for Diabetes Prevention after Pregnancy (LINDA-Brasil) e do inquérito telefônico para Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas (VIGITEL) de 2018. O LINDA-Brasil, arrolou 979 gestantes com DMG em pré-natais de alto risco do SUS em Porto Alegre, Fortaleza e São Paulo. Coletaram-se dados sociodemográficos e foi aplicado um questionário de frequência alimentar, baseado no VIGITEL, presencialmente na gravidez e por contato telefônico seis meses pós-parto. RESULTADOS: As gestantes tinham em média 31,3(±6,1) anos. O consumo de frutas e hortaliças na gestação foi de 76,5% em São Paulo, 58,9% em Porto Alegre e 43,6% em Fortaleza; no pós-parto, foi de 55%, 28,8% e 25,4%, respectivamente. No VIGITEL a frequência foi 33,8% em São Paulo, 41,1% em Porto Alegre e 28,5% em Fortaleza. Entre as mulheres de 18 a 24 anos, de 25 a 34 anos e de 35 a 44 anos a frequência de consumo durante a gestação foi de 28,7%, 35%, 38,3% e de 32,2%, 28,3%, 32,4% aos seis meses pós-parto no LINDA-Brasil; no VIGITEL 2018 foi de 55,8%, 56,3%, 62,6% CONCLUSÃO: A prevalência de consumo de frutas e hortaliças é maior em gestantes do LINDA-Brasil do que nas participantes do VIGITEL na mesma faixa etária. Houve redução na prevalência de consumo no pós-parto, ficando abaixo do VIGITEL.
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