22/11/2021 - 09:00 - 18:00 PE40 - Epidemiologia nutricional (TODOS OS DIAS) |
33577 - CONSUMO DE ULTRAPROCESSADOS E ASSOCIAÇÃO COM EXCESSO DE PESO EM SERVIDORES UNIVERSITÁRIOS BIANCA DE OLIVEIRA FARIAS - PPSAC-UECE, SORAIA PINHEIRO MACHADO ARRUDA - PPGNS E PPSAC-UECE, ANA CAROLINA MONTENEGRO CAVALCANTE - UNIFOR E UNICHRISTUS, RAFAELLA MARIA MONTEIRO SAMPAIO - UNIFOR E ESTÁCIO, HELENA ALVES DE CARVALHO SAMPAIO - PPSAC-UECE
Objetivo: Avaliar se o consumo de ultraprocessados está associado ao excesso de peso em servidores universitários.
Métodos: Trata-se de um estudo transversal realizado com 324 servidores, sendo 177 técnico-administrativos e 147 professores de uma Universidade Estadual Pública do Ceará. Foram coletados dados socioeconômicos, demográfico, aplicados 2 recordatórios 24 horas para identificação do consumo de alimentos ultraprocessados e a sua contribuição calórica,os indivíduos foram categorizados em quintis de consumo, considerou-se maior consumo o quinto quintil e menor consumo, os quintis 1 a 4. Além de dados antropométricos (peso e a altura) para cálculo do Índice de Massa Corpórea(IMC) e identificação de excesso de peso. Utilizou-se a regressão de Poisson para verificar a associação entre as variáveis de interesse, ajustando por variáveis sociodemográficas e adotando-se o nível de significância de 5%.
Resultados: O grupo de servidores estudado era predominantemente do sexo feminino (67,0%), tinha 40 anos ou mais (56,8 %), de raça não branca (60,8%), vivia com companheiro (50,6%), tinha renda familiar acima de cinco salários mínimos (53,1%), e possuía nível superior (73,1%). O excesso de peso apareceu em 62,6% deles, e o IMC mediano foi 26,4kg/m². O consumo calórico mediado foi 1.721,6 kcal, sendo 30,1% provenientes de ultraprocessados. Não houve associação entre o consumo de ultraprocessados e a presença de excesso de peso nos indivíduos [RP=0,90 (IC95% = 0,73 – 1,12)].
Conclusão: Os servidores apresentaram elevada freqüência de excesso de peso e considerável contribuição calórica proveniente de alimentos ultraprocessados. Entretanto, não houve associação entre as duas variáveis.
|