22/11/2021 - 09:00 - 18:00 PE40 - Epidemiologia nutricional (TODOS OS DIAS) |
33615 - PLANTAS ALIMENTÍCIAS NÃO CONVENCIONAIS NA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR COMO FONTE DE FERRO LARISSA MARIA RIBEIRO FERREIRA - UNIRIO, LÚCIA RODRIGUES - UNIRIO
Objetivo: Elaborar preparações culinárias com plantas alimentícias Não Convencionais (PANCs), identificando teores de ferro não-heme para serem incorporadas no Programa Nacional de Alimentação Escolar.
Métodos: Para incentivar o consumo de PANCs foram elaboradas receitas contendo, no mínimo, 15% da recomendação diária de ferro para 2-10 anos (minimo 1,35mg/100g), sendo consideradas fonte de ferro. Foram utilizadas: bertalha, folhas de beterraba, brócolis e couve-flor, serralha e taioba. Para realização da composição das preparações utilizou-se tabelas nutricionais e cálculo do ferro de artigos científicos. Foram incluídos e contabilizados os teores de Vitamina C e A como fatores ativadores, excluídas fontes de Cálcio e Zinco e redução de fitatos, oxalatos e taninos como inibidores da absorção.
Resultados: Foram desenvolvidas 10 receitas que ilustraram um livreto (fotos, informações nutricionais e fichas técnicas) com nomes atrativos:super bolinho (arroz+bertalha), nhoque marciano (cará+bertalha), hulkbúrguer (feijão+folha da beterraba), muffin da alegria (cenoura+folha), quibeleza (inhame+folha do brócolis), creme flor (couve-flor+folha), milho power (milho+serralha), croquete capitão batata (batata doce+serralha), pique esconde (batata baroa+taioba) e purê Peter Pan (taioba). As preparações alcançaram 1,89mg de ferro variando entre 1,4mg (quibeleza) e 2,9mg (purê Peter Pan) por 100g.
Conclusão: As preparações elaboradas alcançaram 16,7% da necessidade diária para 2-6 anos e 16,6% 7-10 anos. Este trabalho pode contribuir para criação de material que incentivará o consumo de PANCs como fonte de ferro, estimulando a diversidade alimentar e compra pela agricultura familiar.
|