22/11/2021 - 09:00 - 18:00 PE40 - Epidemiologia nutricional (TODOS OS DIAS) |
33692 - INTERVENÇÃO NO ESTILO DE VIDA DE GESTANTES E ADIPOSIDADE NEONATAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA NAIARA FRANCO BARONI - USP, NAYARA RAGI BALDONI - UIT, LÍVIA CASTRO CRIVELLENTI - USP, GIORDANA CAMPOS BRAGA - USP, DANIELA SAES SARTORELLI - USP
Objetivos: Identificar e avaliar ensaios clínicos de intervenção nutricional com gestantes portadoras de sobrepeso ou obesidade e seu efeito na adiposidade neonatal.
Métodos: Foram elegíveis artigos originais de ensaios clínicos randomizados publicados nos idiomas inglês, português ou espanhol que respondessem à pergunta norteadora. As bases de dados Pubmed (Medline), Embase, Web of Science, Scopus e Lilacs foram pesquisadas para identificação de artigos elegíveis os quais foram exportados para a plataforma Rayyan®. Adotou-se como referencial o Handbook Cochrane para revisões sistemáticas de intervenções. A síntese e análise das informações foi realizada com auxílio do software RevMan®. Resultados: Foram identificados 2876 artigos. Após eliminação dos duplicados, nove artigos foram considerados elegíveis, sendo quatro incluídos na síntese qualitativa. Todos os ensaios clínicos incluíram gestantes portadoras de sobrepeso e obesidade com intervenção na dieta associada à prática de atividade física. Foi observado efeito positivo da intervenção na redução da adiposidade neonatal em um estudo, enquanto outro indicou melhora no perfil de massa livre de gordura nos neonatos do grupo intervenção; ambos os ensaios clínicos foram classificados com moderado risco de viés. Os demais estudos não identificaram qualquer efeito da intervenção na composição corporal neonatal, sendo um deles classificado com moderado risco de viés e outro com baixo risco dado o tamanho amostral.
Conclusão: Observou-se similaridade quanto aos aspectos metodológicos de delineamento, tipo de intervenção e desfechos reportados. Portanto, as etapas realizadas sugerem a necessidade de avaliar a heterogeneidade dos dados e a possibilidade de verificar a confiança nas estimativas de efeito.
|