Pôster Eletrônico

22/11/2021 - 09:00 - 18:00
PE40 - Epidemiologia nutricional (TODOS OS DIAS)

33946 - AVALIAÇÃO ANTROPOMÉTRICA E FATORES ASSOCIADOS EM INDIVÍDUOS COM SÍNDROME DE DOWN
TATIANA SILVA DOS SANTOS - UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO, MAYRON BRENNO SIVA CAMPOS - UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO, TAYNARA FIGUEIREDO COSTA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO, MONIQUE MARIA MELO MOUCHREK - UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO, BRUNO BRAGA BENATTI - UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO, CECÍLIA CLAÚDIA COSTA RIBEIRO - UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO, SUELI ISMAEL OLIVEIRA DA CONCEIÇÃO - UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO


RESUMO

Objetivo
Avaliar o estado nutricional de indivíduos com Síndrome de Down (SD) atendidos em serviços odontológicos, em São Luís-MA.

Métodos
Estudo transversal com 50 indivíduos com SD, de 10 a 50 anos de idade, atendidos em três serviços odontológicos públicos, em São Luís-MA. Coletou-se dados socioeconômicos e demográficos. Aferiu-se as medidas antropométricas e avaliou-se pelos indicadores Peso para Idade (P/I), Estatura para Idade (E/I), Índice de Massa Corporal, Circunferência do Braço (CB), Prega Cutânea Tricipital (PCT) e Circunferência da Cintura (CC). O Teste Exato de Fischer avaliou a associação entre as variáveis (p-valor <0,05).

Resultados
Pelo indicador P/I 28,6% dos adolescentes tinham baixo peso e 14,3% sobrepeso. Pela E/I 29,0% dos adolescentes tinham déficit estatural. Pelo IMC 22,9% dos indivíduos com ≥19 anos de idade estavam sobrepesados e 37,1% obesos. Pela CB 40% dos adolescentes e 24,2% dos adultos eram sobrepesados. Pela PCT 66,7% dos adolescentes e 87,5% dos adultos eram obesos. Pela PCT predominou a obesidade nos indivíduos não brancos (p=0,003). Pela CC 63,6% dos adolescentes e 25,0% dos adultos tinham risco elevado; e 28,1% dos adultos risco muito elevado para desenvolver DVC e metabólicas. Pela CC o risco muito elevado e elevado de desenvolver essas mesmas doenças predominou nas mulheres (p=0,020) e e nos indivíduos das classes D e E; e na C, respectivamente (p=0,044).

Conclusão
É necessário monitorar o estado nutricional e implementar ações de enfrentamento do excesso peso e do baixo peso nessa população.

Trabalhos Científicos

Veja as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS
Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS
Informações Importantes

Informe-se!
Veja as últimas notícias!

SAIBA MAIS