22/11/2021 - 09:00 - 18:00 PE40 - Epidemiologia nutricional (TODOS OS DIAS) |
35730 - INSEGURANÇA ALIMENTAR E STATUS DE PESO NO BRASIL: PESQUISA DE ORÇAMENTO FAMILIAR 2017-2018 TALITA BARBOSA DOMINGOS - UFRJ, ROSELY SICHIERI - UERJ, ROSANA SALLES COSTA - UFRJ
Objetivo: Avaliar a associação entre insegurança alimentar (IA) e peso corporal de adultos em uma amostra representativa do Brasil.
Métodos: Foi utilizada uma sub amostra de indivíduos que participaram da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) 2017/2018 (n=28.112) com idade entre 20 e 59 anos. A IA foi medida pela Escala Brasileira de Insegurança Alimentar (EBIA) e o índice de massa corporal (IMC; medido em kg /m²) foi estimado a partir do peso e altura auto referidos. As associações foram estimadas por razões de prevalência (RP) com IC 95% por meio de modelos de regressão de Poisson, analisados utilizando o software STATA 16.
Resultados: Homens e mulheres com IA grave tinham duas vezes mais chances de estar abaixo do peso em comparação com indivíduos em famílias com segurança alimentar. Para mulheres, mas não para homens, qualquer grau de IA foi associado a um risco de 20% de obesidade, e mulheres com IA grave tiveram uma frequência maior de obesidade grau 2 ou 3. Mulheres com IA e obesidade tiveram a menor ingestão de energia.
Conclusão: IA mostrou ser um fator de risco para obesidade entre as mulheres, mas não entre os homens.
|