22/11/2021 - 09:00 - 18:00 PE40 - Epidemiologia nutricional (TODOS OS DIAS) |
35852 - CONSUMO DE ULTRAPROCESSADOS E TEMPO DE TELA EM AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE DE VITÓRIA/ES LAURA DONA OSS - CURSO DE NUTRIÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO, VITÓRIA - ESPÍRITO SANTO - BRASIL, CARLA MORONARI DE OLIVEIRA APRELINI - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA DA UFES, VITÓRIA - ESPÍRITO SANTO – BRASIL, HAYSLA XAVIER MARTINS - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA DA UFES, VITÓRIA - ESPÍRITO SANTO – BRASIL, JORDANA HERZOG SIQUEIRA - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA DA UFES, VITÓRIA - ESPÍRITO SANTO – BRASIL, MARIA DEL CARMEN BISI MOLINA - PROFESSORA VISITANTE NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE E NUTRIÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO, - BRASIL
Este trabalho objetiva avaliar a relação entre o tempo de tela (TT) e consumo de alimentos ultraprocessados (AUP) em Agentes Comunitários de Saúde (ACS) de Vitória/ES. Trata-se da análise transversal dos dados de 259 ACS de ambos os sexos, com média de idade de 45,9 (± 9,1). As informações foram coletadas por meio de questionários estruturados de hábitos alimentares e de vida. Foi considerado o consumo diário de pelo menos um AUP. Os dados sobre o TT foram coletados por meio do International Physical Activity Questionnaire (IPAQ), versão validada para a população brasileira, analisados como variável contínua (horas/dia) e categórica (<2 horas/dia e ≥2 horas/dia). As análises estatísticas foram realizadas no SPSS versão 20.0. Foi observado que 40,2% dos ACS apresentaram obesidade e 61% eram sedentários. Em relação ao TT, a maioria referiu ≥ 2h/dia (74,9%). Além disso, o TT apresentou média de horas/dia mais elevada (4,0 ± 2,4) no grupo que consume diariamente pelo menos um AUP (p=0,001). Quando analisados os grupos de AUP isoladamente destacou-se o grupo de bebidas açucaradas, onde a cada hora frente à tela aumenta a chance de consumo em 1,4 vezes (p<0,001). Valor semelhante foi identificado entre o consumo total de AUP e o tempo de tela (OR 1,2; p=0,006). Maior tempo gasto frente às telas aumenta a chance de consumo de AUP, principalmente de bebidas açucaradas.
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