22/11/2021 - 09:00 - 18:00 PE40 - Epidemiologia nutricional (TODOS OS DIAS) |
36045 - INSEGURANÇA ALIMENTAR E FATORES ASSOCIADOS EM PACIENTES VIVENDO COM HIV/AIDS LORENA NOGUEIRA FROTA DA COSTA - UFC, DIONIZIA LORRANA DE SOUSA DAMASCENO - UFC, CLÁUDIA MACHADO COELHO SOUZA DE VASCONCELOS - UECE, MÔNICA CARDOSO FAÇANHA - UFC
Objetivos: Descrever a prevalência de insegurança alimentar em pessoas vivendo com HIV/AIDS (PVHA) e analisar a associação com variáveis sociodemográficas.
Métodos: Estudo transversal com uma amostra por conveniência de 359 pacientes atendidos em três serviços de referência para pessoas vivendo com HIV/AIDS (PVHA), incluindo residentes da cidade de Fortaleza - Ceará, com idade ≥ 18 anos, de ambos os sexos e acompanhados em ambulatórios da rede púbica. A coleta de dados ocorreu entre julho e novembro de 2019, com aplicação de questionários. Utilizou-se a Escala Brasileira de Insegurança Alimentar (EBIA). Para investigar a associação entre as variáveis sociodemográficas e a prevalência de insegurança alimentar, utilizou-se o teste Qui-Quadrado de Pearson ou teste Exato de Fisher (p<0,05). O estudo obteve aprovação em comitê de ética em pesquisa.
Resultados: A prevalência de insegurança alimentar (IA) foi de 51,53%. A maioria em insegurança alimentar leve (73,51%), embora 6,49% em insegurança grave. A insegurança alimentar esteve associada com recebimento de auxílio do governo, desemprego, residência com mais de cinco moradores e presença de crianças no domicílio. A insegurança alimentar grave esteve associada com o sexo feminino (p<0,001), desempregados (p<0,001), renda < 1 salário mínimo (p<0,001), recebimento de auxílio do governo (p<0,001) e heterossexualidade (p=0,003). Não se encontrou associação com faixa etária, situação conjugal, situação civil e raça/cor.
Conclusão: A prevalência de IA foi alta e apresenta diferenças segundo características sociodemográficas, a serem consideradas nas estratégias e ações das políticas públicas.
|