22/11/2021 - 09:00 - 18:00 PE40 - Epidemiologia nutricional (TODOS OS DIAS) |
36046 - ESTADO NUTRICIONAL E CONSUMO ALIMENTAR DE PESSOAS VIVENDO COM HIV/AIDS (PVHA) LORENA NOGUEIRA FROTA DA COSTA - UFC, DIONIZIA LORRANA DE SOUSA DAMASCENO - UFC, CLÁUDIA MACHADO COELHO SOUZA DE VASCONCELOS - UECE, MÔNICA CARDOSO FAÇANHA - UFC
Objetivo: Avaliar o estado nutricional e consumo alimentar de pessoas vivendo com HIV/AIDS.
Métodos: Estudo transversal com uma amostra por conveniência de 359 pacientes atendidos em três serviços de referência para pessoas vivendo com HIV/AIDS (PVHA), incluindo residentes da cidade de Fortaleza - Ceará, com idade ≥ 18 anos, de ambos os sexos e acompanhados em ambulatórios da rede púbica. A coleta de dados ocorreu entre julho e novembro de 2019, com aplicação da ficha de marcadores de consumo alimentar do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional e aferição de peso e altura. O estado nutricional foi avaliado pelo Índice de Massa Corporal. Utilizou-se estatística descritiva com as variáveis apresentadas em frequência e percentual.
Resultados: A frequência de excesso de peso na amostra foi de 55,55% e de desnutrição 5,83%. Mais da metade deles (53,61%) referiu aversão a algum alimento, sendo mais frequente com laticínios. Referem realizar as 03 refeições principais, mas a frequência de lanche da manhã e ceia foi de 42,22% e 24,44%, respectivamente. O não consumo de frutas frescas (45,56%) e verduras e/ou legumes (50%) no dia anterior foi frequente. Destaca-se a que o consumo de bebidas adoçadas no dia anterior aconteceu em 77,22% dos pacientes.
Conclusão: O excesso de peso foi frequente nos pacientes. Os marcadores de consumo alimentar saudável (frutas, verduras e legumes) tiveram frequência baixa e os marcadores não saudáveis, como bebidas adoçadas, tiveram frequência elevada, o que demanda ações de acompanhamento nutricional e orientação alimentar para esse público.
|