22/11/2021 - 09:00 - 18:00 PE40 - Epidemiologia nutricional (TODOS OS DIAS) |
36072 - ADESÃO AO GUIA ALIMENTAR EM CRIANÇAS MENORES DE 2 ANOS NA COORTE MINA-BRASIL STEFFANY MARTINS MOREIRA - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA (FSP), MARLY AUGUSTO CARDOSO - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA (FSP)
Objetivo: Analisar a adesão às recomendações do Guia Alimentar para Crianças Brasileiras Menores de 2 Anos, publicado em 2019, em participantes da coorte de nascimentos em Cruzeiro do Sul, Acre.
Métodos: Compuseram o estudo crianças nascidas entre julho de 2015 e junho de 2016 na única maternidade da região. A caracterização da população de estudo foi feita a partir de variáveis demográficas, socioeconômicas, obstétricas e neonatais. Para coleta de dados do consumo alimentar foi utilizado questionário aplicado nos seguimentos de 1 e 2 anos após o nascimento (n=972), cobrindo o consumo de alimentos e bebidas pela criança nas últimas 24 horas. A análise dos indicadores da alimentação complementar (AC) foi realizada a partir de dez indicadores principais baseados nas recomendações do Guia. Para análise dos dados foi utilizado o programa Stata versão 16.0.
Resultados: Dentre os indicadores de AC, foram encontradas as seguintes frequências para os seguimentos de 1 e 2 anos, respectivamente: alto consumo de alimentos ultraprocessados (dentre eles, destacam-se as bebidas adoçadas e biscoitos): 87,3% e 92,8%; alto consumo de pelo menos 1 alimento com açúcar no dia anterior: 91,2% e 92,6%; consumo insuficiente (menos de 2 vezes/dia) de refeições principais (“comida de panela”): 49,6% e 46%; e baixo consumo de feijões: 11,9% e 7,8%.
Conclusão: Pode-se concluir que a AC das crianças analisadas neste estudo não está de acordo com as recomendações do Guia, sugerindo alto consumo de alimentos ultraprocessados que não deveriam ser oferecidos para crianças com menos de 2 anos de idade.
|