22/11/2021 - 09:00 - 18:00 PE40 - Epidemiologia nutricional (TODOS OS DIAS) |
36107 - GASTOS COM ALIMENTAÇÃO EM FAMÍLIAS ELEGÍVEIS AO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA LÍVIA GOMES DE OLIVEIRA - UFRJ, SARAH VÍGINIA RAFAEL TOMAZ - UFRJ, LETÍCIA DA SILVA SOUZA - UFRJ, ELOAH COSTA SANT' ANNA RIBEIRO - UFRJ, CAMILLA CHRISTINE DE SOUZA CHEROL - UFRJ, MARIA LETÍCIA LEITE DOS SANTOS - UFRJ, ROBERTA TEIXEIRA DE OLIVEIRA - UFRJ, JULIANA DE BEM LIGNANI - UFRJ, ROSANA SALLES COSTA - UFRJ
Objetivo: Comparar a despesa monetária com aquisição de alimentos entre famílias participantes do PBF com famílias elegíveis e não participantes PBF.
Métodos: Estudo transversal com microdados da POF (2017-2018). Avaliou 1.473 domicílios que tinham renda per capita familiar até R$170,00 (linha de pobreza), classificados em: (i) participantes do PBF (C/PBF) e (ii) elegíveis, porém não participantes do PBF (S/PBF). Os alimentos foram categorizados em 20 grupos. Comparou-se a mediana e o percentual de gastos dos grupos de alimentos entre as famílias C/PBF e S/PBF. Estimaram-se medianas, intervalo interquartil, proporções e intervalos de confiança de 95%. O teste Mann Whitney foi utilizado para comparar as medianas de gastos entre os dois grupos, considerou-se nível de significância de 5%. Utilizou-se o programa Stata 16.0.
Resultados: Os domicílios C/PBF apresentaram significativamente menor mediana de gastos para aquisição de açúcares e derivados (S/PBF:23,4; C/PBF:19,5); pão francês (S/PBF:26,3;C/PBF:21,7) e leites e derivados (S/PBF:36,0; C/PBF:27,0) (p-valor<0,05). Ao investigar os percentuais de gastos com grupos de alimentos em ordem decrescente, observou-se que os grupos de carne bovina; outras carnes, vísceras e pescados; e aves e ovos apresentaram maior percentuais de gastos nos dois grupos de famílias. As frutas e legumes apresentaram maior percentual de gasto em domicílios C/ PBF [(C/PBF: frutas 4,6%; legumes e verduras 3,5%)(S/PBF: frutas 3,7%; legumes e verduras 2,9%)].
Conclusão: Famílias que recebiam o benefício do PBF apresentaram maior qualidade na alimentação, visto tiveram maior proporções de gastos com frutas e verduras e legumes quando comparadas às famílias sem o PBF.
|