22/11/2021 - 09:00 - 18:00 PE40 - Epidemiologia nutricional (TODOS OS DIAS) |
36115 - OBESIDADE ABDOMINAL E O TEMPO DE TELA EM UMA AMOSTRA DE BASE ESCOLAR NO SUL DO BRASIL INDIANARA ELISABETH DA SILVA DOS SANTOS - UCS, JORDANA RIBEIRO - UCS, GABRIELA CHILANTI - UCS, FABIANE RAQUEL MOTTER - UCS, JOSIANE SIVIERO - UCS, HELOÍSA THEODORO - UCS, RAQUEL TORESAN ANDRETTA - UCS, KARINA GIANE MENDES - UCS, JANAÍNA CRISTINA DA SILVA - UNISINOS
Objetivo: Avaliar a relação entre a obesidade abdominal e o tempo de tela em escolares.
Métodos: Trata-se de um estudo epidemiológico transversal de base escolar. A população de estudo foi constituída por 1.309 escolares de 6 a 16 anos. Os dados foram analisados no Software STATA, versão 9.0. Os resultados foram expressos em percentuais, utilizando o teste de Qui-Quadrado de Pearson. Foram considerados estatisticamente significativos valores com p < 0,05. Este projeto faz parte de um projeto maior intitulado: “Excesso de peso e fatores associados em escolares da rede municipal de ensino no município de Caxias do Sul”. Pesquisa aprovada sob o parecer número 339.903 junto ao Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade de Caxias do Sul.
Resultados: O presente estudo não identificou associação significativa entre a obesidade abdominal e o tempo de tela. Contudo, 61,8% dos meninos e 38,2% das meninas passam mais de 5 horas despendidas de tela por dia. A prevalência de obesidade abdominal na amostra foi de 18,1% (IC95%: 15,8 - 20, 4) com tendência à etnia parda ou negra apresentar maior prevalência de obesidade abdominal (21%), do que a etnia branca 16,7%. Verificou-se um aumento na prevalência de obesidade abdominal conforme o aumento de peso ao nascer (P= 0,005).
Conclusão: Embora não tenha sido identificada associação significativa entre a obesidade abdominal e o tempo de tela, os resultados encontrados ilustram a necessidade de intervenções de educação nutricional na rede pública, a fim de educar pais e filhos sobre a importância da prevenção a obesidade.
|