Pôster Eletrônico

22/11/2021 - 09:00 - 18:00
PE40 - Epidemiologia nutricional (TODOS OS DIAS)

36156 - OS LOCAIS DE CONSUMO PODEM INFLUENCIAR NO CONSUMO DE ALIMENTOS ULTRAPROCESSADOS?
THAYS NASCIMENTO SOUZA - NUPENS-USP, MARIA LAURA DA COSTA LOUZADA - NUPENS-USP


Objetivo : analisar a associação entre os locais de consumo e o consumo de alimentos ultraprocessados no Reino Unido em 2014-2016. Metodologia: os dados foram oriundos da National Diet and Nutrition Survey (NDNS). Foram analisadas informações de uma amostra representativa de indivíduos com idade ≥ 19 anos. Os dados de consumo foram coletados através de 4 diários alimentares e para esse estudo foi utilizada a média. Os alimentos ultraprocessados foram identificados com base na classificação NOVA. Os locais de consumo relatados foram agrupados de acordo com a similaridade em: casa, locais institucionais, restaurantes de serviço completo, meios de locomoção, cafeterias, locais de esporte e lazer, fast food, casa de amigos e familiares e outros locais. Foram realizados modelos de regressão linear brutos e ajustados para possíveis confundidores para avaliar a associação entre a participação calórica de cada local de consumo no total de energia) e o % de energia consumida de alimentos ultraprocessados. Resultados: O consumo em restaurantes de serviço completo (β: -0,12, IC 95% -0,21; -0,03) foi inversamente associado ao consumo de alimentos ultraprocessados, em contrapartida o consumo em restaurantes do tipo fast food foi diretamente associado ao consumo desses alimentos (β: 0,63, IC 95% 0,25; 1,00). Conclusão: locais de consumo com diferentes características podem ter impactos diferentes no consumo de alimentos ultraprocessados.

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