Pôster Eletrônico

22/11/2021 - 09:00 - 18:00
PE40 - Epidemiologia nutricional (TODOS OS DIAS)

36332 - DESPESA COM ALIMENTOS POR DEPENDÊNCIA DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA: ANÁLISE DA POF 2017/2018
JULIANA DE BEM LIGNANI - UERJ, ROSANA SALLES DA COSTA - UFRJ


Objetivo: Analisar o percentual das despesas destinadas à alimentação segundo grau de dependência do Programa Bolsa Família (PBF) em famílias brasileiras.
Métodos: Utilizou-se dados da Pesquisa de Orçamento Familiar de 2017/2018, considerando apenas as famílias que disseram receber benefício do PBF no momento da pesquisa (n= 9.980 domicílios). Utilizando a renda familiar e o número total de moradores dependentes da mesma, foi estimada a renda familiar per capita (valor bruto) e o percentual desta comprometida com aquisição de alimentos. A dependência do PBF foi calculada por meio do percentual da renda familiar composto pelo valor do benefício do programa e organizada em tercis de dependência (baixa, média e alta dependência). Foi realizada regressão linear entre os tercis de dependência do PBF e o percentual dos gastos destinados à alimentação. Todas as análises foram feitas no software Stata 13.0.
Resultados: Os domicílios que possuíam alta dependência do PBF apresentavam menor renda per capita (251,00±2,39), recebiam benefícios do PBF de maior valor (277,18±2,61). Estas famílias destinavam menor valor per capita para aquisição de alimentos (92,31±1,70) porém percentual da renda era comprometido com a aquisição de alimentos maior que o grupo de menor dependência (7,9-IC:7,6/8,2). Após ajuste por número de moradores menores de 18 anos e renda per capita, foi observado que quanto maior a dependência do PBF, maior o percentual da renda per capita destinada à alimentação.
Conclusão: Domicílios participantes do PBF destinam grande parte do seu rendimento para a aquisição de alimentos.

Trabalhos Científicos

Veja as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS
Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS
Informações Importantes

Informe-se!
Veja as últimas notícias!

SAIBA MAIS