Pôster Eletrônico

22/11/2021 - 09:00 - 18:00
PE40 - Epidemiologia nutricional (TODOS OS DIAS)

37032 - MUDANÇAS NO CONSUMO DE ALIMENTOS DURANTE O CONFINAMENTO POR COVID-19 NO SUDESTE BRASILEIRO
YAZARENI JOSÉ MERCADANTE URQUÍA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO, OSCAR GEOVANNY ENRIQUEZ MARTINEZ - UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO, MARCIA CRISTINA TEIXEIRA MARTINS - UNIVERSIDAD ADVENTISTA DEL PLATA, TAÍSA SABRINA SILVA PEREIRA - UNIVERSIDAD DE LAS AMÉRICAS PUEBLA, DANIELA ALVES SILVA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO, MARIA DEL CARMEN BISI MOLINA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO / UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO


As medidas de contenção da pandemia de COVID-19, como o confinamento e o fechamento de comércios, influenciam os hábitos alimentares e de vida das pessoas.
Objetivo: Avaliar as mudanças na frequência de consumo de alimentos durante o confinamento pela pandemia de COVID-19 no sudeste brasileiro.
Métodos: Estudo transversal realizado com participantes maiores de 18 anos dos 4 estados do sudeste brasileiro. Foi usado um questionário autoaplicável online e obtida a frequência/semana de consumo de 16 grupos de alimentos antes e durante a pandemia.
Resultados: Foram 1828 participantes, 70,5% mulheres, com idade média de 33,5 ± 12,3 anos. Analisada a mudança percentual por categorias de frequência de consumo semanal dos 16 grupos de alimentos, observamos uma diminuição no consumo de verduras na categoria de 3-4 vezes/semana (-3%), de legumes e carnes na categoria uma vez /dia (-1,6% e -1,3%, respectivamente), e a frequência de consumo 1-2 vezes/semana de frutos secos (-2,6%), ovo (-3,3%), leite (-1,8%), iogurte (-1,4%), peixe (-3,3%), refrigerante (-2,2%), bebidas destiladas (-2,1%), snacks salgados (-5,3%), cerveja (-8%), sendo a que mais diminuiu nessa categoria de frequência e fast food (-7,5%), aumentando este último grupo a frequência de 3-4 vezes/semana (4,2%), sendo o grupo que mais aumentou nessa categoria. Houve também aumento do consumo de produtos de padaria (1,6%) e vinho (3,7%) na categoria 3-4 vezes/semana, bem como o consumo de frutas na categoria de 5-6 vezes/semana (6,8%).
Conclusões: Houve mudanças na frequência de consumo de diferentes grupos de alimentos, devido às circunstâncias e medidas adotadas pela pandemia COVID-19.

Trabalhos Científicos

Veja as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS
Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS
Informações Importantes

Informe-se!
Veja as últimas notícias!

SAIBA MAIS