Pôster Eletrônico

22/11/2021 - 09:00 - 18:00
PE40 - Epidemiologia nutricional (TODOS OS DIAS)

37584 - IDENTIFICAÇÃO DE ALIMENTOS-CHAVE PARA O MANEJO DE BASES DE DADOS NUTRICIONAIS BRASILEIRAS
EDUARDO DE CARLI - DEPARTMENTO DE NUTRIÇÃO. FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA. UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO., KRISTY SORAYA COELHO - DEPARTMENTO DE ALIMENTOS E NUTRIÇÃO EXPERIMENTAL. FACULDADE DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS. UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. CENTRO DE PESQUISA DE ALIMENTOS (FORC/CEPID/FAPESP)., ELIANA BISTRICHE GIUNTINI - DEPARTMENTO DE ALIMENTOS E NUTRIÇÃO EXPERIMENTAL. FACULDADE DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS. UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. CENTRO DE PESQUISA DE ALIMENTOS (FORC/CEPID/FAPESP)., EDUARDO PURGATTO - DEPARTMENTO DE ALIMENTOS E NUTRIÇÃO EXPERIMENTAL. FACULDADE DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS. UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. CENTRO DE PESQUISA DE ALIMENTOS (FORC/CEPID/FAPESP)., BERNADETTE DORA GOMBOSSY DE MELO FRANCO - DEPARTMENTO DE ALIMENTOS E NUTRIÇÃO EXPERIMENTAL. FACULDADE DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS. UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. CENTRO DE PESQUISA DE ALIMENTOS (FORC/CEPID/FAPESP)., DIRCE MARIA LOBO MARCHIONI - DEPARTMENTO DE NUTRIÇÃO. FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA. UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. CENTRO DE PESQUISA DE ALIMENTOS (FORC/CEPID/FAPESP).


Objetivo: Identificar alimentos-chave para a ingestão de nutrientes relevantes em saúde pública no Brasil.

Métodos: Dados sobre o consumo alimentar de brasileiros com idade >10 anos foram obtidos nos Inquéritos Nacionais de Alimentação (INA/POF) utilizando registros alimentares em 2008-2009 (n = 34.003) e recordatórios alimentares de 24 horas em 2017-2018 (n = 46.164). Com o auxílio da Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TBCA-USP) versão 7.0, foram calculados os totais populacionais das ingestões de 28 componentes, incluindo energia, macronutrientes, 5 frações lipídicas, 9 vitaminas e 9 minerais. Itens alimentares contribuintes para até 75% da ingestão de um ou mais nutrientes foram identificados como alimentos-chave, seguindo proposta do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). O somatório das percentagens de contribuições nutricionais multiplicadas por 100 foi utilizado como escore para o escalonamento dos alimentos referidos em cada inquérito.

Resultados: Dos 1442 e 1967 alimentos referidos nos INA/POF de 2008-2009 e de 2017-2018, 144 (10%) e 210 (11%) foram identificados como alimentos-chave, respectivamente. A lista de alimentos-chave do último inquérito, em comparação à do primeiro, apresentou 55% de complementariedade de itens e distribuição similar de grupos alimentares, apesar de grande diferença na ordem de relevância de alguns alimentos. Os 3 alimentos-chave mais importantes foram feijão, pão francês e arroz branco, representando 24% e 21% do escore de contribuições nutricionais totais em 2008-2009 e 2017-2018, respectivamente.

Conclusões: Valores analíticos dos alimentos-chave identificados deverão ser mantidos atualizados em bases de dados nutricionais utilizadas em inquéritos dietéticos e estudos epidemiológicos nacionais.

Trabalhos Científicos

Veja as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS
Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS
Informações Importantes

Informe-se!
Veja as últimas notícias!

SAIBA MAIS