22/11/2021 - 09:00 - 18:00 PE41 - Epidemiologia social e determinantes sociais em saúde (TODOS OS DIAS) |
32702 - TRANSFERÊNCIAS DE RENDA E COGNIÇÃO: ESTUDO TRANSVERSAL, EXPLORATÓRIO, DE CRIANÇAS COM SCZV LUCAS MONTEIRO SANTOS - ISC/UFBA, LETÍCIA MARQUES DOS SANTOS - IHAC/UFBA, DARCI NEVES DOS SANTOS - ISC/UFBA, TÂNIA MARIA DE ARAÚJO - UEFS
Objetivo: Avaliar a associação entre programas de transferência de renda e características socioeconômicas da família, com o desenvolvimento cognitivo na primeira infância de crianças de Salvador/BA com a Síndrome Congênita do vírus Zika. Métodos: Avaliaram-se 147 crianças da coorte DICa de mães negativas para STORCH e confirmadas para a Síndrome pela vigilância. Analisou-se características socioeconômicas das famílias e o desempenho cognitivo através da escala Bayley-III. Realizaram-se análises descritivas, bivariadas e multivariadas para explorar variáveis associadas ao desempenho cognitivo. Resultados: Observou-se que 71,4% das crianças apresentavam o desempenho cognitivo abaixo do esperado. Além disso, apenas 50,3% das crianças eram beneficiárias do BPC e 30,6% do PBF. No modelo multivariado observou-se associações estatisticamente significantes com o desempenho cognitivo para o trabalho da cuidadora (OR 4,53 IC95% 1,05 – 19,4) e para o PBF (OR 12,01 IC95% 2,13 – 68,7) dentre as crianças que não recebiam o BPC. Na análise bivariada, identificaram-se diferenças estatisticamente significantes entre o desempenho cognitivo e o BPC (p<0,000), o PBF (p<0,000), o trabalho da cuidadora (p<0,003) e para a renda familiar (p<0,001). Em novas análises bivariadas entre o BPC e as variáveis socioeconômicas notou-se diferenças para o trabalho da cuidadora (p<0,000) e renda familiar (p<0,000) entre os grupos que recebem e que não recebem o BPC. Conclusões: Programas de transferência de renda podem contribuir para o desenvolvimento da função cognitiva na primeira infância de crianças com a SCZV. Os resultados podem contribuir com o fortalecimento de políticas públicas voltadas para a proteção social, especialmente para aqueles com deficiência múltipla.
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