Pôster Eletrônico

22/11/2021 - 09:00 - 18:00
PE44 - Métodos e técnicas em estudos epidemiológicos (TODOS OS DIAS)

33629 - ASPECTOS METODOLÓGICOS DE UMA CAPACITAÇÃO EM EDUCAÇÃO ALIMENTAR PARA AGENTES COMUNITÁRIOS
MARIA DEL CARMEN BISI MOLINA - UFES, HAYSLA XAVIER MARTINS - UFES, JORDANA HERZOG SIQUEIRA - UFES, ANA MARIA ABREU DE OLIVEIRA - UFES, HANNA CAROLINA DE JESUS - UFES, LETÍCIA BATISTA DE AZEVEDO - UFES, HULLY CANTÃO DOS SANTOS - UFES, ROBERTA DE OLIVEIRA - UFES, MÁRCIA MARA CORRÊA - UFES, JOSÉ GERALDO MILL - UFES


Objetivo: Descrever os aspectos metodológicos do estudo “Impacto da capacitação de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) em educação alimentar (EA) - Vitória/ES”. Métodos: Os ACS de 25 Unidades de Saúde (US) de Vitória/ES foram convidados e avaliados no Centro de Investigação Cardiovascular da Universidade Federal do Espírito Santo. Foram realizadas quatro etapas: 1. Avaliação da saúde e nutrição dos ACS; 2. Estudo qualitativo; 3. Capacitação em EA; 4. Reavaliação. Foram coletados dados bioquímicos e antropométricos, de consumo alimentar, avaliação hemodinâmica, retinografia, eletrocardiograma, força de preensão palmar, eletrólitos urinários e testes físicos. Resultados: Estudo qualitativo foi feito para levantamento da percepção dos ACS sobre o objeto do estudo. As US foram randomizadas em dois grupos (intervenção e controle). O grupo intervenção participou de uma capacitação em EA, tendo como base o Guia Alimentar para a População Brasileira. Foram realizadas rodas de conversa, oficinas culinárias, ações Mobile Health e aulas de Estudo à Distância (EAD). Ao final da capacitação, todos os ACS foram reavaliados para identificar mudanças nas condições de saúde e comportamentos em relação à alimentação. A capacitação para o grupo controle foi realizada após a reavaliação. Desfechos marcadores de mudanças foram avaliados, tais como: relação sódio/potássio, pressão arterial, frações lipídicas, glicemia de jejum e hemoglobina glicada, comportamento e hábitos relacionados ao consumo de sal, açúcar, gorduras, alimentos/bebidas ultraprocessados, frutas, verduras e legumes, e aquisição de conhecimento. Conclusão: Este estudo pode contribuir para o planejamento, implementação, monitoramento e avaliação de ações específicas na atenção primária.

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