Pôster Eletrônico

22/11/2021 - 09:00 - 18:00
PE45 - Outros tópicos em epidemiologia (TODOS OS DIAS)

38234 - DIFICULDADES NO ENSINO REMOTO EM MINAS GERAIS NO CONTEXTO PANDÊMICO DA COVID-19
TATIANA ALMEIDA DE MAGALHÃES - UNIMONTES, NAYRA SUZE SOUZA E SILVA - UNIMONTES, ROSE ELIZABETH CABRAL BARBOSA - UNIMONTES, JAIRO EVANGELISTA NASCIMENTO - FACULDADES UNIDAS DO NORTE DE MINAS, FUNORTE, DESIRÉE SANT’ANA C - UNIMONTES


Objetivo: descrever as dificuldades do ensino remoto entre professores da rede básica de ensino de Minas Gerais no contexto da pandemia da COVID-19. Métodos: Estudo transversal analítico desenvolvido com professores da educação básica (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio) das escolas da rede pública estadual de ensino de Minas Gerais. Coleta de dados realizada entre 20 de agosto a 11 de setembro de 2020 por meio de formulário on-line via plataforma Google Forms. Todos os professores vinculados às escolas estaduais de Minas Gerais, em exercício da função docente em 2020 que aceitaram a participar da pesquisa foram incluídos no estudo. Os dados foram analisados através da estatística descritiva e razões de prevalências brutas (RP) estimadas pela Regressão de Poisson. Resultados Participaram do estudo, 15.641 professores. Desses, 81,9% (12.817) eram mulheres, com média de idade de 42,9 (DP ±9,26) anos, 66,8% (10.453) possuíam companheiros, 72,6% (11.350) possuíam filhos e a média de tempo como docente foi de 14,6 (DP±8,52) anos. A prevalência de professores que relataram dificuldades com o ensino remoto foi de 90,6% (14.169). As principais dificuldades apontaram a falta de interesse dos alunos/resistência da família RP=1,121 (1,111-1,131); problemas com conectividade/falta de equipamentos RP= 1,148 (1,136-1,16), acompanhamento da compreensão dos alunos RP= 1,238 (1,215-1,262) e preparação das aulas remotas RP= 1,121 (1,113-1,129). Conclusões: A maioria dos professores de Minas Gerais apresentaram dificuldades com ensino remoto. Estas dificuldades são de cunho estrutural, principalmente internet/ equipamentos. Os resultados alcançados podem contribuir para elaboração de políticas públicas educacionais especialmente no cenário pandêmico.

Trabalhos Científicos

Veja as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS
Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS
Informações Importantes

Informe-se!
Veja as últimas notícias!

SAIBA MAIS