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22/11/2021 - 09:00 - 18:00
PE47 - Saúde do trabalhador (TODOS OS DIAS)

33031 - UTILIZAÇÃO DE MEDICAMENTOS POR DOCENTES DE UMA IFES DO CEARÁ
ELIAS MATIAS LAURENTINO - UFC, PAULO SÉRGIO DOURADO ARRAIS - UFC, DJANILSON BARBOSA DOS SANTOS - UEFS, ELIAS MATIAS LAURENTINO - UFC, PAULO SÉRGIO DOURADO ARRAIS - UFC, DJANILSON BARBOSA DOS SANTOS - UEFS


Objetivo: Identificar a prevalência da utilização de medicamentos entre docentes de uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES) do Ceará e suas características. Métodos: Trata-se de um estudo transversal, cuja coleta de dados ocorreu entre abril e junho de 2018, sendo utilizado questionário eletrônico, auto-aplicado, via e-mail. A amostra do estudo foi calculada em função do quantitativo de docentes da IFES (N=2.225), garantindo sua representatividade. O tamanho da amostra calculado foi de 544 docentes. Participaram do estudo 742 docentes. No presente trabalho são apresentadas informações sobre os medicamentos consumidos (período recordatório de 15 dias), indicação de uso e motivo de uso. Os medicamentos foram classificados pelo ATC. Resultados: A prevalência do consumo de medicamentos entre os docentes foi de 71,0%. No geral foram consumidos 1.282 medicamentos, sendo 71,1% indicado por médicos, 28,7% por automedicação e 0,2% por dentista. Observou-se 11,8% de polimedicação. Dentre os medicamentos utilizados, 11,4% foram para tratar dores de cabeça, 10,4% hipertensão, 5,6% para suplementação mineral ou vitamínica, 4,6% ansiedade e 2,9% depressão. Observou-se elevado consumo de medicamentos para o sistema nervoso central (28,8%) e a associação em doses fixa entre Dipirona + Cafeína + Orfenadrina (6,8%) e Dipirona isolada (3,8%) foram os fármacos mais consumidos. Conclusão: O estudo aponta para elevado consumo de medicamentos, automedicação e polifarmácia entre os docentes da IFES, influenciado pela busca do alívio da dor de cabeça e tratamento de doenças crônicas, como hipertensão, e quadros de ansiedade e depressão, que podem estar relacionados aos aspectos da prática profissional docente.

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