22/11/2021 - 09:00 - 18:00 PE47 - Saúde do trabalhador (TODOS OS DIAS) |
35943 - INCAPACIDADE PARA O TRABALHO E DOENÇA: COORTE DE TRABALHADORES DA INDÚSTRIA DE PETRÓLEO. CAROLINA GOMES DA SILVA TOLENTINO GONÇALVES DE ALMEIDA - UFBA, RITA DE CÁSSIA PEREIRA FERNANDES - UFBA
Objetivo: Este estudo visa descrever indicadores de incapacidade por doença em uma coorte de trabalhadores da indústria de petróleo.
Métodos: Estudo de coorte retrospectiva com 2028 trabalhadores da indústria de petróleo, acompanhados entre 2012 e 2016. Foram calculadas incidência acumulada e densidade de incidência, descritas de acordo com características sociodemográficas e ocupacionais. Ademais, foram avaliadas frequência e duração média das licenças médicas.
Resultados: A incidência acumulada de absenteísmo-doença foi de 71,5%, a taxa de incidência foi 25,8 por 100 pessoas-ano. As maiores taxas de incidência foram observadas entre mulheres, trabalhadores com 50 ou mais anos de idade, 30 ou mais anos de serviço, menor escolaridade, em atividade operacional e horário administrativo. Doenças osteomusculares, respiratórias e do aparelho digestivo foram responsáveis pelo maior número de licenças. O maior número de dias de ausência ao trabalho foi associado a doenças osteomusculares, lesões por causas externas e transtornos mentais. A dor lombar foi responsável pelo maior número de dias de ausência ao trabalho.
Conclusões: Os agravos que acometem o aparelho osteomuscular se destacam entre as causas de absenteísmo, indicando a importância da adaptação dos postos e atividades de trabalho para a proteção da saúde dos trabalhadores e a prevenção do agravamento de lesões e da incapacidade. As mulheres, pessoas com mais tempo de serviço e com menor escolaridade são grupos prioritários para essas ações.
|