22/11/2021 - 09:00 - 18:00 PE47 - Saúde do trabalhador (TODOS OS DIAS) |
37754 - VIGILÂNCIA EM SAÚDE DO TRABALHADOR NO ENFRENTAMENTO À COVID19 NO MUNICÍPIO DE BELO HORIZON TATIANA GOBBI MENDES DE CASTRO - UFMG, JULIANA DIAS PEREIRA DOS SANTOS - PREFEITURA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE
Objetivo: Descrever os dados das ações de Vigilância em Saúde do Trabalhador (VISAT) no enfrentamento à COVID-19.
Metodologia: Trata-se de um estudo observacional de dados secundários, coletados por profissionais do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) Municipal de Belo Horizonte nas ações de VISAT no período de maio 2020 a abril 2021. As vigilâncias foram realizadas em atendimento a denúncias da ouvidoria da Prefeitura Belo Horizonte, do Ministério Público do Trabalho (MPT) e de locais com potenciais situações de risco à saúde do trabalhador relacionadas à COVID-19. Os dados coletados nas vigilâncias foram transcritos para uma planilha de registro no sistema da PBH e são referentes às situações de trabalho encontradas no contexto da pandemia.
Resultados: Foram observados dados referentes a 280 vigilâncias. Os tipos de empresas vistoriadas foram diversos. Destacam-se as denúncias recebidas pela ouvidoria da PBH e MPT (n=145). As vigilâncias representaram ações para aproximadamente 13.735 trabalhadores. As ações realizadas buscaram garantir o distanciamento adequado entre os trabalhadores, uso de máscara, ventilação adequada, higienização e sanitização, disponibilização de álcool em gel, adesão aos protocolos de direcionamento de casos suspeitos de COVID-19 ao sistema de saúde, medidas de isolamento, dentre outros.
Conclusão: A atuação da Vigilância em Saúde do Trabalhador do CEREST Municipal se mostrou essencial nas ações de enfrentamento à COVID-19 no município de Belo Horizonte. Permitiu ações de prevenção e promoção à saúde dos trabalhadores relacionadas à COVID-19, que podem, junto a outras medidas, ter impacto direto no controle da pandemia.
|