22/11/2021 - 09:00 - 18:00 PE47 - Saúde do trabalhador (TODOS OS DIAS) |
37771 - INDIFERENÇA E INSATISFAÇÃO COM O TRABALHO ENTRE PROFESSORES NA PANDEMIA DA COVID-19 RODRIGO ALVES PINTO - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS, NAYRA SUZE SOUZA E SILVA - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS, ROSÂNGELA RAMOS VELOSO SILVA - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS, ROSE ELIZABETH CABRAL BARBOSA - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS, LUCINÉIA DE PINHO - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS, MARIA FERNANDA SANTOS FIGUEIREDO BRITO - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS, DESIRÉE SANT’ANA HAIKAL - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS
Objetivo: Verificar a prevalência da indiferença e da insatisfação com o trabalho docente e a associação com comportamentos e hábitos de vida entre professores do estado de Minas Gerais durante a pandemia da COVID-19. Métodos: Inquérito epidemiológico do tipo websurveys, realizado com professores da educação básica pública do estado de Minas Gerais, entre agosto e setembro de 2020, via formulário digital. A variável dependente foi a satisfação com o trabalho durante a pandemia, sendo os satisfeitos a categoria de referência. As variáveis independentes estão relacionadas aos comportamentos e hábitos de vida dos professores. Foi utilizada a Regressão Logística Multinomial. Resultados: Participaram do estudo 15.641 professores de 795 municípios. Em relação à satisfação com o trabalho, 21,6% estavam satisfeitos, 44,7% indiferentes e 33,7% insatisfeitos. Houve maior chance de indiferença entre os que estavam consumindo bebida alcóolica durante a pandemia (OR=1,29; IC95% 1,18;1,42), que não estavam praticando atividade física durante a pandemia (OR=1,12; IC95% 1,03;1,23) e aqueles que diminuíram as atividades de lazer durante a pandemia (OR=1,21; IC95% 1,01;1,46). As chances de estar insatisfeito foram maiores entre os tabagistas (OR=1,27; IC95% 1,03;1,58), aqueles que estavam consumindo bebida alcóolica durante a pandemia (OR=1,54; IC95% 1,39;1,71), que não estavam praticando atividade física durante a pandemia (OR=1,22; IC95% 1,10;1,34) e aqueles que não estavam realizando atividades de lazer durante a pandemia (OR=1,49; IC95% 1,20;1,84). Conclusões: As mudanças causadas com a chegada da pandemia impactaram os comportamentos e hábitos de vida dos professores, contribuindo para a indiferença e insatisfação com o trabalho docente.
|