22/11/2021 - 09:00 - 18:00 PE48 - Sistemas de informação em saúde (TODOS OS DIAS) |
38108 - DESIGUALDADES NA ALFABETIZAÇÃO DIGITAL NO CONTEXTO COVID-19 EM UNIVERSITÁRIOS DO EQUADOR MARÍA FERNANDA RIVADENEIRA GUERRERO - PONTIFICIA UNIVERSIDAD CATÓLICA DEL ECUADOR, CARMEN AMELIA SALVADOR PINOS - UNIVERSIDAD CENTRAL DEL ECUADOR, ANA LUCÍA TORRES CASTILLO - PONTIFICIA UNIVERSIDAD CATÓLICA DEL ECUADOR, LORENA ELIZABETH ARAUJO SILVA - PONTIFICIA UNIVERSIDAD CATÓLICA DEL ECUADOR, JUAN FELIPE OCHOA MOGROVEJO - PONTIFICIA UNIVERSIDAD CATÓLICA DEL ECUADOR, JOSÉ DAVID CAICEDO - PONTIFICIA UNIVERSIDAD CATÓLICA DEL ECUADOR, JOSÉ DAVID CÓNDOR SALAZAR - PONTIFICIA UNIVERSIDAD CATÓLICA DEL ECUADOR
Introdução: Desde o início da pandemia causada pelo SARS-CoV2/COVID-19, grande quantidade de informação circula na web. A alfabetização digital em saúde supõe o acesso, uso e capacidade de discriminação de essa informação.
Objetivos: avaliar a alfabetização digital em saúde de estudantes universitários durante a pandemia de COVID-19.
Metodologia: estudo analítico transversal em 758 estudantes universitários de graduação e pós-graduação das Universidades Centrais e da Pontifícia Universidade Católica do Equador. Foi aplicado o questionário Literatura Digital, em versão online, com consentimento prévio de participação. A análise foi descritiva e analítica com regressões lineares simples e múltiplas. Foi utilizado o pacote estatístico Stata versão 15. Esta pesquisa é parte dos trabalhos do Consórcio de Literatura Digital, uma rede de universidades a nível internacional (https://covid-hl.eu/)
Resultados: O 60,74% dos alunos eram mulheres, 67,28% tinham idade igual ou inferior a 22 anos e 85,71% pertenciam às áreas de estudo das Ciências da Vida e da Saúde. A pontuação média na Escala de Literatura Digital foi de 2,99 (rango de 1 a 4 pontos), com desvio padrão de 0,36. O 51,06% dos participantes possuíam alfabetização digital suficiente, 41,03% problemática e 7,92% inadequada. Estudantes do sexo masculino, com 23 anos ou mais de idade e com melhor nível socioeconômico obtiveram escores significativamente melhores na escala de literatura digital (p <0,05). Melhores níveis de alfabetição digital tiveram uma correlação com o bienestar subjetivo dos universitários nas últimas duas semanas.
Conclusões: Foram encontradas desigualdades na alfabetização digital por gênero, idade e situação socioeconômica. As universidades precisam enfatizar em programas inclusivos de alfabetização digital em saúde.
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