22/11/2021 - 09:00 - 18:00 PE50 - Uso de métodos qualitativos em estudos epidemiológicos (TODOS OS DIAS) |
32757 - COMUNICAÇÃO EM SAÚDE: CONHECIMENTO E AÇÕES PARA O ATENDIMENTO MÉDICO COM QUALIDADE KELEN GOMES RIBEIRO - UFC, DAIANA FLÁVIA OLIVEIRA DE SOUZA - UFC, WALKER HENRIQUE ALMEIDA JORGE - UFC, MAXMIRIA HOLANDA BATISTA - UFC, CAROLINE MARY GURGEL DIAS FLORÊNCIO - UFC, JAINA BEZERRA DE AGUIAR - UECE, CHEILA PIRES RAQUEL - UFC, IVANA CRISTINA HOLANDA CUNHA BARRETO - FIOCRUZ, LUIZ ODORICO MONTEIRO DE ANDRADE - FIOCRUZ
Objetivou-se compreender o processo de aprendizagem da Comunicação de Más Notícias (CMN) na ótica de internos do curso de medicina da UFC. Com abordagens metodológicas qualitativa e quantitativa, em 2020, obtiveram-se 176 respostas válidas ao questionário e participação de 12 internos no grupo focal. Realizou-se Análise de Conteúdo e Análise Descritiva das variáveis em estudo. Categorias temáticas: má notícias é para o setor de cuidados paliativos; o poder biomédico x interdisciplinariedade na CMN; insuficiência na formação médica para CMN, ambiente de trabalho precarizado e a CMN. Para 68,7% dos participantes, o mais difícil no manejo de más notícias é ser honesto sem tirar a esperança. Referente ao modelo SPIKES, para 41,5%, o elemento mais difícil é expressar emoções. Quanto aos sentimentos, 44,3% foi incentivado a estimular a manifestação de sentimentos do paciente, mas 38,6% não tiveram nenhum treinamento sobre como lidar com isso. No grupo focal, os participantes reforçaram a ideia de que lidar com os sentimentos e as emoções são os principais desafios na formação. A educação médica deve incluir estratégias para que o médico lide com seu próprio desconforto e com as reações do paciente, o que tende a diminuir o estresse profissional (RAMIREZ, 2015; BAILE, 2017). Conclui-se apontando para a necessidade de medidas que valorizem mais as habilidades e atitudes na educação médica, além do conhecimento técnico, dentro de uma perspectiva de valores, de incentivo ao manejo de emoções e da construção de habilidades comunicativas, pilares fundamentais para a promoção da saúde e o bem viver.
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