Pôster Eletrônico

22/11/2021 - 09:00 - 18:00
PE50 - Uso de métodos qualitativos em estudos epidemiológicos (TODOS OS DIAS)

32875 - ANSIEDADE NA FORMAÇÃO MÉDICA: FATORES ASSOCIADOS E CAMINHOS PARA O BEM-ESTAR
KELEN GOMES RIBEIRO - UFC, CHEILA PIRES RAQUEL - UFC, DAIANA FLÁVIA OLIVEIRA DE SOUZA - UFC, JAINA BEZERRA DE AGUIAR - UECE, ELISALDA MARIA GOMES OLIVEIRA - EBSERH- BRASIL, IVANA CRISTINA HOLANDA CUNHA BARRETO - FIOCRUZ


Objetivou-se analisar as percepções dos estudantes de medicina da UFC, ciclo básico, sobre a ansiedade desenvolvida durante a formação acadêmica. Com abordagens metodológicas qualitativa e quantitativa, em 2019, obtiveram-se 176 respostas válidas ao questionário e participação de 11 internos no grupo focal. Realizou-se Análise de Conteúdo e Análise Descritiva das variáveis em estudo. Como resultado, teve-se que 92,6 % apontou relação entre a ansiedade e o fato de cursar medicina, com destaque para os aspectos de tensão pelo desempenho acadêmico (42,9%) e pressão social do curso (36,2%). No grupo focal (GF), teve-se o reforço desses aspectos, complementados pela carga horária excessiva e sensação de incompetência. Os fatores externos relacionados à faculdade que influenciam na ansiedade: mudança do ambiente escolar para o acadêmico (52,1%) e sensação de insegurança no campus (42,3%). Das maneiras de lidar com a ansiedade, teve-se: buscar meios para relaxar (29,4%); evitar pensar no problema (24,5%) e ingerir mais alimentos calóricos (21,8%), confirmado no GF com expressões: “como doce, qualquer doce, um torrão de açúcar me faz feliz”. Esses dados coadunam com a prevalência dos transtornos de ansiedade no Brasil (9,3%), com o maior número de casos de ansiedade entre todos os países (OMS, 2019), com destaque para a área da saúde. No curso de medicina, percebem-se reflexos da dinâmica da sociedade contemporânea, contribuinte para altas taxas de sintomatologia ansiosa, apontando para a necessidade de “coping” para a ansiedade e da existência de ações que possam identificar e tratar os estudantes precocemente, visando bem-estar e o aprimoramento profissional.

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