22/11/2021 - 09:00 - 18:00 PE51 - Vigilância epidemiológica e vigilância em saúde (TODOS OS DIAS) |
32621 - INTINERA-EPI: O ENSINO-APRENDIZAGEM DA VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA NAS GERES DO ESTADO DE PE MATHEUS LUCAS VIEIRA DO NASCIMENTO - UFPE, LAIS EDUARDA SILVA DE ARRUDA - UFPE, ISADORA SABRINA FERREIRA DOS SANTOS - UFPE, MARCELO VICTOR DE ARRUDA FREITAS - UFPE, MARIA GRAZIELE GONÇALVES SILVA - UFPE, LUÍS ROBERTO DA SILVA - UFPE, JONATHAN WILLAMS DO NASCIMENTO - UFPE, LIVIA TEIXEIRA DE SOUZA MAIA - UFPE
Objetivo: Descrever o funcionamento do ensino-aprendizagem da intinera-epi da vigilância epidemiológica nas GERES (Gerência Regional de Saúde) no estado de Pernambuco. Método: Trata-se de um relato de experiência vivenciado durante a disciplina de estágio I do curso de Bacharelado em Saúde Coletiva na Secretária Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), no setor da vigilância epidemiológica, no período de setembro a dezembro de 2019, onde se realizou cursos de formação de epidemiologia/vigilância epidemiologia para profissionais da gestão das 12 GERES de PE. Resultados: O projeto itinera-epi surgiu como uma forma de promover a integração de técnicos das áreas da vigilância epidemiológica passando pelas 12 GERES mensalmente objetivando aplicar formas dinâmicas de ensino-aprendizagem no campo da epidemiologia além de avaliar indicadores, discutir dificuldades, a fim de pactuar uma gestão mais compartilhada com ênfase na educação permanente sobre a atualização de protocolos ou fluxos dentro dessa grande área capacitando assim todos os profissionais dessa área e também promovendo uma troca de experiências como forma de trazer a horizontalidade do conhecimento. Conclusões: O ensino-aprendizagem requer um processo que dever haver um diálogo e a exposição de experiências, onde todos devem está dispostos a aprender mutuamente e a compreender a realidade do outro, tendo em mente, que a o conhecimento deve ser evidenciado de forma horizontal e que as pessoas seja multiplicadoras autônomas desse conhecimento, promovendo um “conhecimento híbrido” reproduzido de acordo com a realidade do indivíduo.
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